Ministra do Ambiente ignora concelho de Sesimbra

Na vi­sita que fez ao li­toral do dis­trito de Se­túbal na se­gunda-feira, a mi­nistra do Am­bi­ente e Energia ig­norou o con­celho de Se­simbra, assim como a ne­ces­si­dade ur­gente de res­postas em re­lação à aber­tura e de­sas­so­re­a­mento da Lagoa de Al­bu­feira.

Mo­ra­dores exigem a aber­tura da Lagoa ao mar

A de­núncia é do pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Se­simbra, Fran­cisco Jesus, que ma­ni­festou es­tra­nheza por, no pro­grama de Maria da Graça Car­valho, não ter sido con­tem­plado o mu­ni­cípio «com maior ex­tensão de orla cos­teira da Pe­nín­sula» e, si­mul­ta­ne­a­mente, «com maior ex­tensão de áreas pro­te­gidas também deste ter­ri­tório».

O pro­grama da vi­sita de­dicou todo o dia 29 de Julho a Me­lides, Por­tinho da Ar­rá­bida, Ga­lapos e Costa da Ca­pa­rica, sem qual­quer pas­sagem por Se­simbra, um dos con­ce­lhos do ter­ri­tório Ar­rá­bida. «Não que­remos também acre­ditar que por exis­tirem si­tu­a­ções por re­solver pela Agência Por­tu­guesa do Am­bi­ente (APA) no ter­ri­tório de Se­simbra, em par­ti­cular na Lagoa de Al­bu­feira, e que por não serem novas e das quais V. Ex.ª por­ven­tura ainda nem se­quer se in­teirou, se tenha le­vado à ex­clusão de Se­simbra desta vi­sita», re­forçou o au­tarca na men­sagem en­viada à mi­nistra do Am­bi­ente e Energia, com co­nhe­ci­mento do se­cre­tário de Es­tado do Am­bi­ente, do vice-pre­si­dente da APA e da Ad­mi­nis­tração da Re­gião Hi­dro­grá­fica do Tejo e Oeste.

Na mis­siva, re­lembra-se a ur­gência da res­posta em re­lação à si­tu­ação na Lagoa de Al­bu­feira. «Em ver­dade, todos nós gos­ta­ríamos de nesta oca­sião ter a in­for­mação e di­vul­gação, por parte da APA, de que a in­ter­venção pre­vista no Pro­jecto de Aber­tura e De­sas­so­re­a­mento da Lagoa de Al­bu­feira se en­contra para breve e com a cer­teza efec­tiva da sua exe­cução, sob pena de uma des­truição deste ecos­sis­tema la­gunar para muito breve», sa­li­entou Fran­cisco Jesus, re­cor­dando que no sá­bado, 27, par­ti­cipou no pro­testo or­ga­ni­zado por mo­ra­dores da Lagoa de Al­bu­feira para exigir a re­a­ber­tura da Lagoa ao mar (visto que o canal aberto há cerca de um mês pela APA já fe­chou), o seu de­sas­so­re­a­mento e a re­so­lução dos maus-cheiros de­vido a pre­sença de algas nas mar­gens.

Após esta co­mu­ni­cação, o Ga­bi­nete da mi­nistra res­pondeu já à Câ­mara Mu­ni­cipal, in­for­mando que está a acom­pa­nhar a si­tu­ação da Lagoa de Al­bu­feira, e que agen­dará vi­sita para breve.

 



Mais artigos de: Nacional

Protesto dos viticultores do Douro no Peso da Régua

Contra o corte no be­ne­fício de vinho do Porto, a As­so­ci­ação dos Vi­ti­cul­tores e da Agri­cul­tura Fa­mi­liar Dou­ri­ense, com o apoio da Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura, avançou com uma ma­ni­fes­tação no dia 7 de Agosto, no Peso da Régua.

População do Lombo da Quinta lutou e venceu!

Her­landa Amado, eleita nas listas da CDU à As­sem­bleia Mu­ni­cipal do Fun­chal, va­lo­rizou a luta, com mais de 30 anos,da po­pu­lação do Lombo da Quinta pelo di­reito a um ca­minho que só agora co­meça a ser re­a­li­zado.

Faltam médicos e condições no concelho de Loures

No dia 23 de Julho, uma delegação da CDU – composta por Gonçalo Caroço e Fernanda Santos, vereadores na Câmara Municipal de Loures, e Fátima Amaral, eleita na Assembleia Municipal de Loures – esteve reunida, a seu pedido, com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Loures Odivelas. Desta forma, foi...

Utentes do distrito de Santarém exigem

Um abaixo-assinado da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santarém está a circular na localidade de Vale de Figueira reclamando a reabertura do Posto de Correios, encerrado há já vários meses pelos CTT e sem que se vislumbrem medidas concretas para a resolução deste problema. Segundo os utentes, esta...

PEV

O Colectivo de Lisboa do Partido Ecologista «Os Verdes» realizou, segunda-feira, 29, no Jardim do Campo Grande, uma acção de contacto e esclarecimento com a população centrada na defesa da desactivação progressiva, mas definitiva, do Aeroporto Humberto Delgado.  

Serpa

A Câmara Municipal de Serpa iniciou, segunda-feira, 29, a reparação de asfalto em vários arruamentos da localidade de Vila Nova de São Bento. Os trabalhos decorrem até ao dia 16 de Agosto.