SITE-Sul denuncia layoff na Autoeuropa

O SITE-Sul foi ouvido, no dia 3, pela Comissão de Trabalho da Assembleia da República (AR), a pedido do PCP, para prestar esclarecimentos sobre o processo de layoff em curso na VW Autoeuropa.

Autoeuropa está a prejudicar os rendimentos dos trabalhadores com o recurso ao layoff

De acordo com nota de imprensa de dia 4 da Comissão Sindical na empresa, o sindicato classificou como abusiva a utilização do layoffpor a empresa possuir os recursos financeiros e mecanismos internos necessários para fazer face aos períodos de paragem.

O SITE-Sul reafirmou que os trabalhadores estão a ser prejudicados no seu rendimento mensal disponível, por não estar a ser paga a componente referente ao fim-de-semana, sendo assegurado, apenas, o salário base e o subsídio de turno.

O sindicato filiado na FIEQUIMETAL lembrou, ainda, que a administração tem de fazer investimentos na fábrica de Palmela, orientados não só para a descarbonização mas, também, para aumentar a capacidade produtiva, aliviando a penosidade do horário de trabalho.

O SITE-Sul manifestou discordância com a intensificação dos ritmos de trabalho para que a fábrica atinja o volume de produção anual de cerca de 230 550 unidades (mais 12 000 adicionais), responsável pelo aumento dos casos de trabalhadores com restrições médicas e doenças profissionais. Além disso, mostrou-se preocupado com o impacto negativo do layoff nos salários e empregos das demais empresas do parque industrial e de outros fornecedores.

Na mesma nota, informa-se que a FIEQUIMETAL tem já uma reunião agendada com o Ministério do Trabalho e Segurança Social para discutir este assunto.

Profissão de desgaste rápido
No dia 21, a Comissão Sindical da Autoeuropa informou, também em nota de imprensa, que a FIEQUIMETAL está a promover uma petição pelo reconhecimento da profissão de desgaste rápido na indústria para os trabalhadores em regime de trabalho por turnos e nocturno.

Logo que alcance as assinaturas necessárias (que podem ser recolhidas em suporte papel ou digital) a petição será entregue na AR para que esta matéria seja levada a discussão.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Frente Comum exige aumentos intercalares na Administração Pública

Aumento imediato de todos os salários, fim da precariedade, valorização das carreiras e reforço dos serviços públicos – foram estas as principais exigências que resultaram do plenário de sindicatos realizado no dia 2 pela Frente Comum, em frente à residência oficial do Primeiro-ministro, em Lisboa.

CGTP-IN questiona resultados da «semana de quatro dias»

Garantir as 35 horas semanais para todos, combater a desregulação de horários e garantir a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar – foi esta a posição assumida, num comunicado de dia 28, pela CGTP-IN, na sua avaliação sobre o relatório final do projecto-piloto da «semana de quatro dias».

PSP e GNR chegam a acordo

Sindicatos representativos da PSP e associações profissionais da GNR, após reunião na terça-feira com a ministra da Administração Interna, assinaram um acordo para a atribuição de um suplemento de risco, com aumento faseado de 300 euros até 2026. Apesar da aceitação do acordo, este não correspondeu, no entender de...

Desigualdade salarial persiste na Petrogal

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal acusou a administração da empresa de sustentar uma política salarial de diferenciação entre homens e mulheres, em prejuízo destas, e instou a empresa a atingir rapidamente a igualdade, em vez de produzir sucessivos planos e relatórios e diferentes processos de...

Enfermeiros iniciam negociações com Governo

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) assinou, no dia 3, um protocolo negocial com o Ministério da Saúde, apesar de uma proposta de grelha salarial não ter sido ainda apresentada. Entre os temas que constam do protocolo negocial está a carreira de enfermagem, especificamente a tabela salarial, a questão da...

Luta dos enfermeiros do privado

Lusa Nos dias 9 e 10, os enfermeiros dos hospitais privados estiveram em greve, exigindo a revisão do seu CCT tendo por base a proposta apresentada pelo SEP, e que a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (e associados...

Médicos avançam para greve

Os médicos irão realizar greve geral nacional nos dias 23 e 24 de Julho, bem como greve ao trabalho extraordinário nos cuidados de saúde primários entre 23 de Julho e 31 de Agosto, anunciou a FNAM em nota de imprensa de dia 5. Estas acções surgem na sequência da recusa do Governo em iniciar a negociação da remuneração...