Assinala-se em Chipre 50 anos da invasão turca

A con­vite do Ins­ti­tuto de Pes­quisa Pro­mitheas, de Chipre, Mi­guel Ma­deira, membro do Co­mité Cen­tral, re­pre­sentou o PCP na Con­fe­rência in­ter­na­ci­onal por oca­sião dos 50 anos do golpe de Es­tado e da in­vasão turca de Chipre em Julho de 1974.

Con­tri­buindo para a re­flexão e in­ves­ti­gação sobre esta questão, na con­fe­rência, que teve lugar em Ni­cósia, nos dias 28 e 29 de Junho, foram des­ta­cados os as­pectos his­tó­ricos, po­lí­ticos e so­ciais do golpe de Es­tado em Chipre e da in­vasão e ocu­pação turca de parte do ter­ri­tório deste país, que con­tinua até hoje.

O PCP par­ti­cipou no painel com o tema «A de­po­sição de go­vernos de­mo­crá­ticos como ins­tru­mento para impor o con­trolo», tendo a opor­tu­ni­dade de par­ti­lhar al­guns dos traços fun­da­men­tais da Re­vo­lução de Abril e do pro­cesso contra-re­vo­lu­ci­o­nário que se lhe con­trapôs e de trans­mitir a so­li­da­ri­e­dade dos co­mu­nistas por­tu­gueses para com a de­ter­mi­nada luta do povo ci­priota pela res­tau­ração da uni­dade e in­te­gri­dade ter­ri­to­rial de Chipre, pela cri­ação de uma fe­de­ração bi­co­munal e bi­zonal, com igual­dade po­lí­tica, con­forme as re­so­lu­ções das Na­ções Unidas, o di­reito in­ter­na­ci­onal e os acordos já al­can­çados.

JCP so­li­dária
A JCP es­teve pre­sente na 36.ª edição do Fes­tival de Jo­vens e Es­tu­dantes da Or­ga­ni­zação da Ju­ven­tude De­mo­crá­tica Unida (EDON), em Chipre, no quadro de re­la­ções de res­peito, ami­zade e so­li­da­ri­e­dade entre as duas or­ga­ni­za­ções de jo­vens co­mu­nistas.

No ano em que se as­si­nala os 50 anos da in­vasão do Chipre por parte a Tur­quia, a JCP re­a­firmou a sua so­li­da­ri­e­dade com a EDON e a ju­ven­tude ci­priota na luta pela so­be­rania, in­de­pen­dência e in­te­gri­dade da Re­pú­blica de Chipre.

 



Mais artigos de: Internacional

Venezuela em campanha para eleição presidencial

De­corre na Ve­ne­zuela a cam­panha elei­toral de três se­manas tendo em vista a eleição pre­si­den­cial do pró­ximo dia 28. As au­to­ri­dades anun­ci­aram, en­tre­tanto, que des­co­briram e estão a in­ves­tigar um plano de as­sas­si­nato do pre­si­dente Ni­colás Ma­duro, que se re­can­di­data ao cargo.

Pôr fim à guerra! Cessar-fogo imediato e permanente!

Nove meses de­pois, pros­segue a guerra ge­no­cida le­vada a cabo pelas forças is­ra­e­litas contra o povo pa­les­ti­niano na Faixa de Gaza. O go­verno de Is­rael, cada vez mais con­tes­tado no plano in­terno, ameaça agora agredir o Lí­bano.

24.º EIPCO realiza-se no Líbano em Outubro

O 24.º En­contro In­ter­na­ci­onal de Par­tidos Co­mu­nistas e Ope­rá­rios (EIPCO) re­a­liza-se em Bei­rute, de 25 a 27 de Ou­tubro pró­ximo, sendo aco­lhido pelo Par­tido Co­mu­nista Li­banês, que co­me­mora nesse mo­mento 100 de exis­tência.

Países do Sahel reforçam soberania

Os chefes de Estado do Níger, Mali e Burkina Faso reuniram-se em Niamey, na primeira cimeira da Aliança dos Estados do Sahel (AES), organização criada em finais de 2023 pelos três países após terem abandonado a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), acusando-a de ser manipulada pela França e de se...