Solidariedade com a Palestina sai à rua hoje, em Lisboa

Em Portugal, como um pouco por todo o mundo, continuam a fazer-se ouvir as vozes em defesa da paz e dos legítimos direitos nacionais do povo palestiniano, contra o genocídio e a ocupação.

A Flotilha da Liberdade passa por Lisboa, a caminho de Gaza

Hoje, 4, às 18h00, realiza-se uma concentração de solidariedade com o povo palestiniano na Praça do Rossio, em Lisboa. Promovida pelo CPPC, CGTP-IN, MPPM e Projecto Ruído – Associação Juvenil, a acção terá intervenções culturais e políticas e a participação de membros da Flotilha da Liberdade, que estarão nesse dia na capital portuguesa.

Com o lema «Para as crianças de Gaza», activistas solidários com a Palestina pertencentes à Coligação da Flotilha da Liberdade atracaram ontem em Lisboa, a bordo do Handala. Saído a 1 de Maio de Oslo, na Noruega, o Handala já parou em portos na Suécia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Irlanda, França e Espanha, prosseguindo por Lisboa e outros portos no Mediterrâneo, a caminho de quebrar o bloqueio ilegal de Gaza, onde deverá chegar em meados de Agosto.

Nas escalas, as comunidades locais organizam eventos educativos e de solidariedade para divulgar a missão da Flotilha e sensibilizar para a situação na Palestina.

Carta-aberta ao primeiro-ministro

Na sexta-feira, 28 de Junho, foi entregue na residência oficial do primeiro-ministro a carta aberta Pelo Reconhecimento do Estado da Palestina por Portugal, subscrita por 79 organizações das mais diversas áreas de intervenção. A carta foi apresentada um mês antes numa concentração realizada no Rossio.

Neste acto simbólico estiveram representantes de organizações que subscreveram a carta. Ilda Figueiredo, do CPPC, Carlos Almeida, do MPPM, e Dinis Lourenço, da CGTP-IN, foram recebidos pelo assessor diplomático do primeiro-ministro, Jorge Monteiro, que recebeu a Carta Aberta.

As organizações reafirmaram, na ocasião, a sua solidariedade com o povo palestiniano e as suas exigências por um cessar-fogo permanente e imediato, pelo fim do genocídio e pelo reconhecimento, pelo governo português, do Estado da Palestina nas fronteiras anteriores a 1967 e com capital em Jerusalém Oriental, conforme determinado pelas resoluções adoptadas pela Organização das Nações Unidas.

 



Mais artigos de: Nacional

Dia Internacional das MPME

Em 2024, o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) visa potenciar o poder e a resiliência das MPME para acelerar o desenvolvimento sustentável e erradicar a pobreza.

Faleceu Franco Charais, militar de Abril

Manuel Franco Charais, antigo capitão de Abril, morreu na passada terça-feira, 2, aos 93 anos (24 de Fevereiro de 1931). O Tenente-General do Exército já reformado, natural de Cedofeita, Porto, colaborou na redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), base ideológica da...

Murais portugueses mostram-se em Belfast

Por iniciativa do projecto setubalense «Histórias que as paredes contam», fotografias de 20 murais portugueses vão figurar numa exposição em Belfast, entre 31 de Julho e 8 de Agosto, naquele que é o maior festival artístico de toda a Irlanda, o «Féile an Phobail». O programa do certame, que...

CDU reclama a reabertura do Mercado Municipal de Santarém

Em Santarém, a CDU está a promover um abaixo-assinado «Pela reabertura do Mercado Municipal com gestão pública», que pode ser subscrito em dezenas de estabelecimentos comerciais da cidade. O documento será depois entregue à Comissão de Petições da Assembleia Municipal de Santarém. «Mais que nunca, é urgente travar o...

A 5.ª Divisão na Revolução

No âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Revolução de Abril, a Associação Conquistas da Revolução (ACR) vai promover, dia 18 de Julho, na Sociedade de Instrução e Beneficência «A Voz do Operário», em Lisboa, a iniciativa «A 5.ª Divisão do EMGFA na Revolução», que decorrerá entre as...

Festival no Seixal

O concerto acústico de Manu Chao é, este ano, o grande destaque do Festival do Maio, que vai decorrer nos dias 19 e 20 de Julho, no Parque Urbano do Seixal, para duas noites de concertos que trazem ainda a palco a banda espanhola Eskorso, uma referência da música de fusão, Marcelo D2, um dos maiores artistas do rap...