Moradores e utentes de Marvila alertam para elevadores avariados

«Sem ele­va­dores a fun­ci­onar, a nossa vida fica ainda mais in­fer­ni­zada!», queixam-se as co­mis­sões de Mo­ra­dores de Mar­vila e de Saúde de Mar­vila, numa ex­po­sição en­viada no dia 26 de Junho à Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML).

«Es­tamos na luta por me­lhores con­di­ções de vida»

Desta forma, levou-se, de novo, a «ver­gonha» e o «aban­dono» de Mar­vila à reu­nião da CML, a quem se exigiu «as res­postas de­vidas aos pro­blemas que afectam cada mo­rador e a fre­guesia no seu todo».

Os utentes e mo­ra­dores deram como exemplo a si­tu­ação «dra­má­tica» que se vive no Bairro do Con­dado, no­me­a­da­mente nos lotes 568/​570 (oito pisos: dois ele­va­dores, com frequência ava­ri­ados); 526, 527 e 528 (oito pisos: um ele­vador ava­riado há anos e outro com ava­rias fre­quentes); 530 (15 pisos: ava­rias re­gu­lares nos três ele­va­dores); 536, 537 e 538 (oito pisos: um ele­vador ava­riado há mais de sete meses e o se­gundo ava­riado com frequência); 540 e 542 (oito pisos: um ele­vador pa­rado há vá­rios anos e o outro ava­riado com frequência); 544 (oito pisos: dois ele­va­dores pa­rados há mais de três anos).

«En­quanto se­nhorio prin­cipal que é da mai­oria dos lotes de ha­bi­tação e face às res­pon­sa­bi­li­dades le­gais que tem pela função de­vida destes equi­pa­mentos, exi­gimos da CML a acção que se impõe no sen­tido do pleno fun­ci­o­na­mento dos ele­va­dores da fre­guesia de Mar­vila», afirma-se na ex­po­sição.

No do­cu­mento também se re­clama a «atri­buição de casas a fa­mí­lias ne­ces­si­tadas, re­cu­pe­rando ha­bi­ta­ções há muitos meses fe­chadas, por pura inércia po­lí­tica» e a «pro­moção», a par de al­gumas in­ter­ven­ções par­ciais em curso, da «plena re­cu­pe­ração de muitas ha­bi­ta­ções que so­frem in­fil­tra­ções di­versas, de de­gra­dação de es­paços in­te­ri­ores e de sig­ni­fi­ca­tivo aban­dono/​de­gra­dação das suas zonas co­muns» e de «um es­paço pú­blico digno, cui­dado e limpo, com­ba­tendo o de­sin­ves­ti­mento na lim­peza dos es­paços pú­blicos, que assim estão aban­do­nados, su­jeitos a pragas, aten­tando contra a saúde pú­blica e su­jeitos a focos pe­ri­gosos e fá­ceis de in­cêndio».

Pede-se ainda o «em­penho» do mu­ni­cípio na «co­lo­cação dos mé­dicos de saúde fa­mi­liar em falta na Uni­dade de Saúde de Mar­vila», na «pa­ragem de com­boios da Linha de Sintra em Mar­vila», no «re­forço dos au­to­carros da Carris em Mar­vila», na «re­po­sição do ser­viço postal e dos bal­cões ban­cá­rios en­cer­rados» e «co­lo­cação de novas caixas mul­ti­banco».

Para o dia 12 de Julho está já mar­cada a ini­ci­a­tiva «Rotas pelos ele­va­dores ava­ri­ados», para a qual foi con­vi­dado o exe­cu­tivo mu­ni­cipal PSD/​CDS. «Mar­vila não se re­signa e dá com­bate ao aban­dono. Es­tamos na luta por me­lhores con­di­ções de vida», as­se­guram os mo­ra­dores e utentes.

 



Mais artigos de: Nacional

Dia Internacional das MPME

Em 2024, o Dia In­ter­na­ci­onal das Micro, Pe­quenas e Mé­dias Em­presas (MPME) visa po­ten­ciar o poder e a re­si­li­ência das MPME para ace­lerar o de­sen­vol­vi­mento sus­ten­tável e er­ra­dicar a po­breza.

Faleceu Franco Charais, militar de Abril

Manuel Franco Charais, antigo capitão de Abril, morreu na passada terça-feira, 2, aos 93 anos (24 de Fevereiro de 1931). O Tenente-General do Exército já reformado, natural de Cedofeita, Porto, colaborou na redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), base ideológica da...

Murais portugueses mostram-se em Belfast

Por iniciativa do projecto setubalense «Histórias que as paredes contam», fotografias de 20 murais portugueses vão figurar numa exposição em Belfast, entre 31 de Julho e 8 de Agosto, naquele que é o maior festival artístico de toda a Irlanda, o «Féile an Phobail». O programa do certame, que...

CDU reclama a reabertura do Mercado Municipal de Santarém

Em Santarém, a CDU está a promover um abaixo-assinado «Pela reabertura do Mercado Municipal com gestão pública», que pode ser subscrito em dezenas de estabelecimentos comerciais da cidade. O documento será depois entregue à Comissão de Petições da Assembleia Municipal de Santarém. «Mais que nunca, é urgente travar o...

A 5.ª Divisão na Revolução

No âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Revolução de Abril, a Associação Conquistas da Revolução (ACR) vai promover, dia 18 de Julho, na Sociedade de Instrução e Beneficência «A Voz do Operário», em Lisboa, a iniciativa «A 5.ª Divisão do EMGFA na Revolução», que decorrerá entre as...

Festival no Seixal

O concerto acústico de Manu Chao é, este ano, o grande destaque do Festival do Maio, que vai decorrer nos dias 19 e 20 de Julho, no Parque Urbano do Seixal, para duas noites de concertos que trazem ainda a palco a banda espanhola Eskorso, uma referência da música de fusão, Marcelo D2, um dos maiores artistas do rap...

Solidariedade com a Palestina sai à rua hoje, em Lisboa

Em Por­tugal, como um pouco por todo o mundo, con­ti­nuam a fazer-se ouvir as vozes em de­fesa da paz e dos le­gí­timos di­reitos na­ci­o­nais do povo pa­les­ti­niano, contra o ge­no­cídio e a ocu­pação.