Protesto contra associação da CML ao Estado de Israel

Na se­gunda-feira, PSD, CDS e PS vo­taram contra um voto de pro­testo apre­sen­tado pelos ve­re­a­dores do PCP na Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML) contra a re­a­li­zação, ontem, no Ci­nema São Jorge, de uma ini­ci­a­tiva or­ga­ni­zada pela Em­bai­xada de Is­rael.

Is­rael des­res­peita im­pune e fla­gran­te­mente o di­reito in­ter­na­ci­onal

A acção ocorre no mo­mento em que as au­to­ri­dades is­ra­e­litas «não só in­cre­mentam a ocu­pação e co­lo­ni­zação de ter­ri­tó­rios pa­les­ti­ni­anos, como levam a cabo uma po­lí­tica ge­no­cida contra o povo pa­les­ti­niano na Faixa de Gaza», re­cordam os co­mu­nistas no voto de pro­testo, onde re­pu­diam a as­so­ci­ação da CML ou de qual­quer en­ti­dade sob sua res­pon­sa­bi­li­dade a ini­ci­a­tivas or­ga­ni­zadas pela Em­bai­xada de Is­rael.

Neste do­cu­mento, não são es­que­cidos os «bom­bar­de­a­mentos e os ata­ques das forças is­ra­e­litas» que «pro­vo­caram de­zenas de mi­lhares de mortos e fe­ridos entre a po­pu­lação pa­les­ti­niana, muitas das quais cri­anças», a «des­truição de inú­meras infra-es­tru­turas es­sen­ciais, como hos­pi­tais, ha­bi­ta­ções, de for­ne­ci­mento de água e de energia», bem como o «de­su­mano blo­queio» de Is­rael «à po­pu­lação pa­les­ti­niana na Faixa de Gaza, im­pe­dindo e con­di­ci­o­nando a ne­ces­sária e ur­gente ajuda hu­ma­ni­tária, no­me­a­da­mente água, ali­mentos, me­di­ca­mentos, com­bus­tí­veis».

De­fender a paz
Também o Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração (CPPC) pro­testou contra a ce­dência do Ci­nema São Jorge (tu­te­lado pela em­presa mu­ni­cipal EGEAC) para uma ac­ti­vi­dade pro­mo­vida pela em­bai­xada de Is­rael. Já a Fen­prof di­rigiu aos rei­tores das uni­ver­si­dades e pre­si­dentes dos ins­ti­tutos po­li­téc­nicos uma carta aberta em que apela a «um em­bargo ur­gente às re­la­ções das ins­ti­tui­ções por [eles] tu­te­ladas com firmas e ins­ti­tui­ções is­ra­e­litas, bem como à im­ple­men­tação de pro­gramas de apoio a aca­dé­micos pa­les­ti­ni­anos que che­guem a Por­tugal na con­dição de re­fu­gi­ados».

Amanhã, o CPPC pro­move em Coimbra um Con­certo pela Paz, às 21h30, com en­trada gra­tuita, na sala D. Afonso Hen­ri­ques, do Con­vento São Fran­cisco, com o apoio do mu­ni­cipio e do Sin­di­cato dos Pro­fes­sores da Re­gião Centro.

 

PCP quer ouvir mi­nistro

O PCP so­li­citou a au­dição do mi­nistro dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros na As­sem­bleia da Re­pú­blica para que possa ex­plicar aos de­pu­tados a po­sição do Go­verno face aos acon­te­ci­mentos no Médio Ori­ente. No re­que­ri­mento, o PCP ma­ni­festa a maior pre­o­cu­pação com a ofen­siva mi­litar em Rafah, onde só nos dias an­te­ri­ores a «avi­ação is­ra­e­lita lançou mais de 50 ata­ques contra di­versos lu­gares de Rafah, onde estão re­fu­gi­ados 1,5 mi­lhões de ha­bi­tantes do ter­ri­tório».

Em pers­pec­tiva pode estar um mas­sacre que «con­fi­gura um crime de enormes di­men­sões», alerta o PCP, lem­brando a si­tu­ação de grande fra­gi­li­dade em que se en­con­tram o povo pa­les­ti­niano na­quele ter­ri­tório, «exausto, com fome, ex­posto a uma si­tu­ação em que não tem saídas que lhes ga­rantam se­gu­rança».

Dias antes da ini­ci­a­tiva co­mu­nista, o mi­nistro Paulo Rangel re­jeitou estar-se pe­rante um ge­no­cídio na Faixa de Gaza.

 



Mais artigos de: Nacional

Festival Liberdade 2024 em Corroios

A 9.ª edição do Fes­tival Li­ber­dade re­a­liza-se, no dia 15 de Junho, no Parque Ur­bano da Quinta da Ma­ri­alva, em Cor­roios, Seixal, para co­me­morar os va­lores da li­ber­dade e po­ten­ciar o en­vol­vi­mento da ju­ven­tude.

Petição pela construção da nova ponte da Chamusca entregue na AR

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do Distrito de Santarém entregou, no dia 15 de Maio, na Assembleia da República (AR) uma petição, subscrita por 4350 signatários, que reclama a construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo no concelho da Chamusca e a conclusão do IC3, que...

Portugal longe de atingir metas da reciclagem

No Dia Internacional da Reciclagem, o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) defendeu que devem ser reassumidas campanhas de sensibilização aos cidadãos para a necessidade de uma correcta triagem de resíduos e para a sua devida deposição, com vista a aumentar os níveis de reciclagem. «Sem estas apostas, Portugal não vai...

«Canções Heróicas»

O Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música promove, no próximo sábado, 25 de Maio, na Voz do Operário, em Lisboa, às 17h00, um espectáculo intitulado «Canções Heróicas – 50 anos em liberdade», também com a actuação do Coral de Letras da Universidade do Porto. A iniciativa realiza-se exactamente meio século...