Portugal longe de atingir metas da reciclagem

No Dia Internacional da Reciclagem, o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) defendeu que devem ser reassumidas campanhas de sensibilização aos cidadãos para a necessidade de uma correcta triagem de resíduos e para a sua devida deposição, com vista a aumentar os níveis de reciclagem.

«Sem estas apostas, Portugal não vai conseguir alcançar as metas traçadas, o que constituirá uma irresponsabilidade incompreensível e inaceitável. Já não temos muitas oportunidades para trabalharmos no sentido de atingir um melhor desempenho no sector dos resíduos», considera o PEV em nota de imprensa.

Os ecologistas acusam os sucessivos governos de não terem sido «sensíveis a uma estratégia eficaz de redução de resíduos», e o anterior Governo de até ter revertido, por cedência ao sector da distribuição, o diploma aprovado por iniciativa de «Os Verdes» relativo à proibição de sacos de plástico ultra-leves nos pontos de venda de fruta, legumes e pão.

Evidências

Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a larga maioria dos resíduos ainda recai na recolha indiferenciada e apenas 21 por cento são direccionados para reciclagem.

Dos resíduos recolhidos para reciclagem, apenas 22 por cento correspondem a plástico, o que é manifestamente pouco, tendo em conta que temos uma meta a cumprir até 2025 que determina a reciclagem de 50 por cento do plástico produzido.

Também o vidro e o papel têm níveis de reciclagem que estão bastante longe das metas definidas. Com uma recolha correspondente a 55 e 47 por cento respetivamente, as metas para 2025 são de 70 por cento para o vidro e 75 por cento para o papel e cartão.

Em suma, recicla-se em Portugal pouco mais de 20 por cento dos resíduos, quando a meta para 2025 é a de reciclagem de 65 por cento, em peso, dos resíduos de embalagens.

 



Mais artigos de: Nacional

Protesto contra associação da CML ao Estado de Israel

Na segunda-feira, PSD, CDS e PS votaram contra um voto de protesto apresentado pelos vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) contra a realização, ontem, no Cinema São Jorge, de uma iniciativa organizada pela Embaixada de Israel.

Festival Liberdade 2024 em Corroios

A 9.ª edição do Festival Liberdade realiza-se, no dia 15 de Junho, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios, Seixal, para comemorar os valores da liberdade e potenciar o envolvimento da juventude.

Petição pela construção da nova ponte da Chamusca entregue na AR

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do Distrito de Santarém entregou, no dia 15 de Maio, na Assembleia da República (AR) uma petição, subscrita por 4350 signatários, que reclama a construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo no concelho da Chamusca e a conclusão do IC3, que...

«Canções Heróicas»

O Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música promove, no próximo sábado, 25 de Maio, na Voz do Operário, em Lisboa, às 17h00, um espectáculo intitulado «Canções Heróicas – 50 anos em liberdade», também com a actuação do Coral de Letras da Universidade do Porto. A iniciativa realiza-se exactamente meio século...