PS e PSD votam contra desenvolvimento do distrito de Beja

Na Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), PS e PSD chumbaram uma proposta da CDU que identificava um conjunto de investimentos estratégicos, como o Aeroporto de Beja, que «continua à espera das acessibilidades para poder, ao menos, almejar servir de apoio aos aeroportos de Lisboa e de Faro».

«A importância do Aeroporto de Beja reside no facto de este poder ser uma importante infra-estrutura de um sistema aeroportuário nacional, funcionando em articulação com os aeroportos de Lisboa e Faro», sustenta o documento da CDU, que acrescenta: «O não aproveitamento desta infra-estrutura aeroportuária, até no contexto de saturação de infra-estruturas aeroportuárias vizinhas, acontece por manifesta falta de vontade política», até do último governo que «não tomou decisões concretas na definição no plano das redes de comunicação, quer rodoviárias, quer ferroviárias, sendo ainda esquecida a inclusão do aeroporto de Beja, nessas mesmas redes».

Entre outras medidas, a CDU reclama a electrificação da linha ferroviária entre Beja e a Funcheira e a concretização do IP8 com perfil de auto-estrada entre a A2 e Beja e posterior continuação até à fronteira de Vila Verde de Ficalho, bem como a construção do IC27.

No documento aborda-se também o projecto do Alqueva, com a CDU a responsabilizar os sucessivos governos pelo «total desaproveitamento do maior investimento público na região».

Na área da Saúde, avançou-se com a necessidade da construção de uma segunda fase do Hospital de Beja e condenou-se a privatização do Hospital de Serpa.

 



Mais artigos de: Nacional

Estudantes da FCUL exigem condições

Os estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (FCUL) manifestaram-se, dia 23 de Abril, frente ao edifício C3, no âmbito da sessão solene do Dia de Ciências, na presença do Director da instituição e do Reitor da Universidade de Lisboa.

Carta aberta pelo presente e o futuro do Ensino Superior

Anteontem, foi entregue uma carta aberta, subscrita por várias estruturas do Movimento Associativo, ao Ministro da Educação, Ciências e Inovação. O documento aponta as reivindicações dos estudantes, expressas na manifestação realizada a 21 de Março, dia em que mais de dois mil estudantes disseram bem alto que exigem um...

Seis mil assinaturas pelo fim dos Exames Nacionais

Promovido pelo Movimento «Voz aos Estudantes», o abaixo-assinado «Agarra o que é teu!», com seis mil assinaturas, foi entregue no dia 19 de Abril no Ministério da Educação, em Lisboa. Em nota de imprensa, recorda-se que nos 50 anos da Revolução de Abril existiram dezenas de lutas em várias escolas por todo o País, com os...

Acções pelo fim do massacre na Palestina

Porto e Lisboa acolhem, nos dias 10 e 11 de Maio, acções de solidariedade com o povo palestiniano, sob o lema «Paz no mundo! Palestina livre! Não à guerra!».Na cidade invicta realiza-se um cordão humano, às 18h30, entre a Praceta da Palestina e a Trindade, e na capital do País uma manifestação, às 15h00 (mais informações...