PS e PSD votam contra desenvolvimento do distrito de Beja
Na Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), PS e PSD chumbaram uma proposta da CDU que identificava um conjunto de investimentos estratégicos, como o Aeroporto de Beja, que «continua à espera das acessibilidades para poder, ao menos, almejar servir de apoio aos aeroportos de Lisboa e de Faro».
«A importância do Aeroporto de Beja reside no facto de este poder ser uma importante infra-estrutura de um sistema aeroportuário nacional, funcionando em articulação com os aeroportos de Lisboa e Faro», sustenta o documento da CDU, que acrescenta: «O não aproveitamento desta infra-estrutura aeroportuária, até no contexto de saturação de infra-estruturas aeroportuárias vizinhas, acontece por manifesta falta de vontade política», até do último governo que «não tomou decisões concretas na definição no plano das redes de comunicação, quer rodoviárias, quer ferroviárias, sendo ainda esquecida a inclusão do aeroporto de Beja, nessas mesmas redes».
Entre outras medidas, a CDU reclama a electrificação da linha ferroviária entre Beja e a Funcheira e a concretização do IP8 com perfil de auto-estrada entre a A2 e Beja e posterior continuação até à fronteira de Vila Verde de Ficalho, bem como a construção do IC27.
No documento aborda-se também o projecto do Alqueva, com a CDU a responsabilizar os sucessivos governos pelo «total desaproveitamento do maior investimento público na região».
Na área da Saúde, avançou-se com a necessidade da construção de uma segunda fase do Hospital de Beja e condenou-se a privatização do Hospital de Serpa.