Faleceu o comunista madeirense Rui Nepomuceno

Faleceu no dia 18 Rui Nepomuceno, militante e dirigente do Partido Comunista Português na Região Autónoma da Madeira. Em nota divulgada pela Direcção Regional do Partido, garante-se que a sua memória «prevalecerá como antifascista e democrata, no País e na Região».

Os comunistas madeirenses destacam o contributo cívico e a intervenção política e social de Rui Nepomuceno, que se expressaram muito para lá da representação institucional que, «com a maior elevação, desenvolveu, quer como deputado à Assembleia Legislativa da Madeira quer como autarca no Funchal». Afirmou-se também, sublinham, como «destacado advogado e como intelectual».

O seu legado ficará perpetuado no tempo, acrescenta o PCP, através da sua vasta obra historiográfica e literária, assim como pela sua reflexão e proposta sobre o aprofundamento da Autonomia política e administrativa em Portugal. É ainda sublinhado o trabalho de pedagogia cultural e democrática realizado por Rui Nepomuceno.

Na Assembleia Legislativa da Madeira e na Câmara Municipal do Funchal, o PCP irá propor a realização de iniciativas de reconhecimento público pela actividade política, cívica e cultural de Rui Nepomuceno.

 



Mais artigos de: PCP

Divulgar e preparar a Festa é tarefa para já

A Festa do Avante! parece que ainda vem longe, tendo em conta as múltiplas tarefas que o colectivo partidário tem diante de si, mas é uma ilusão: ela já aí está, a ser preparada e divulgada em todo o País.

Decisões judiciais contraditórias não tornam aceitável o tráfico de influências

Questionado por vários órgãos de comunicação social acerca das últimas decisões judiciais no âmbito da chamada «Operação Influencer», que envolve o antigo primeiro-ministro António Costa, o PCP sublinha tratar-se de uma «questão sensível, que teve fortes consequências e exige clarificação». O Tribunal da Relação de...