Faleceu o comunista madeirense Rui Nepomuceno
Faleceu no dia 18 Rui Nepomuceno, militante e dirigente do Partido Comunista Português na Região Autónoma da Madeira. Em nota divulgada pela Direcção Regional do Partido, garante-se que a sua memória «prevalecerá como antifascista e democrata, no País e na Região».
Os comunistas madeirenses destacam o contributo cívico e a intervenção política e social de Rui Nepomuceno, que se expressaram muito para lá da representação institucional que, «com a maior elevação, desenvolveu, quer como deputado à Assembleia Legislativa da Madeira quer como autarca no Funchal». Afirmou-se também, sublinham, como «destacado advogado e como intelectual».
O seu legado ficará perpetuado no tempo, acrescenta o PCP, através da sua vasta obra historiográfica e literária, assim como pela sua reflexão e proposta sobre o aprofundamento da Autonomia política e administrativa em Portugal. É ainda sublinhado o trabalho de pedagogia cultural e democrática realizado por Rui Nepomuceno.
Na Assembleia Legislativa da Madeira e na Câmara Municipal do Funchal, o PCP irá propor a realização de iniciativas de reconhecimento público pela actividade política, cívica e cultural de Rui Nepomuceno.