Divulgar e preparar a Festa é tarefa para já
A Festa do Avante! parece que ainda vem longe, tendo em conta as múltiplas tarefas que o colectivo partidário tem diante de si, mas é uma ilusão: ela já aí está, a ser preparada e divulgada em todo o País.
Distribuir e vender a EP é objectivo imediato para garantir o êxito da Festa
A jornada de afirmação que decorreu entre 11 e 14 de Abril levou a Festa a todo o País. Realizada em simultâneo com a acção de contacto sobre a moção de rejeição apresentada pelo PCP ao programa do Governo, não deixou por isso de fazer chegar a muitos os valores, a excepcionalidade e a diversidade da Festa do Avante!, onde a alegria, a luta e o sonho têm lugar marcado no primeiro fim-de-semana de Setembro – este ano nos dias 6, 7 e 8.
Paralelamente à divulgação, as organizações do Partido preparam hà muito a sua participação. Foi o que fizeram recentemente os comunistas do distrito de Braga, que chamaram outros amigos da Festa para preparar a edição deste ano e também para conviver. Partindo da avaliação das edições anteriores, a discussão colectiva permitiu estabelecer metas e objectivos, responsabilidades e tarefas a assumir no imediato, bem como a avaliação do que é preciso melhorar: da construção ao funcionamento, passando pela questão crucial da promoção e divulgação da Festa.
Alargar e estimular a venda da EP é, pois, o primeiro grande desafio, tendo ficado claro para todos que, no distrito de Braga, é possível ir mais longe, com mais pontos de venda, uma distribuição mais atempada e alargada da EP, a dinamização de mais concursos na comunicação social local. É também fundamental, concluiu-se, garantir a presença da Festa nas iniciativas do 25 de Abril e do 1.º de Maio, durante a campanha para o Parlamento Europeu e junto das populações, em festivais, festas populares e com bancas.
O transporte organizado em excursões foi reafirmado como o modo mais confortável e seguro de garantir a deslocação para a Festa. Em Braga, as inscrições para as excursões já estão abertas e decorrem a bom ritmo.
Este ano, o tema da Organização Regional de Braga será Esposende, um dos nove concelhos atravessados pelo Rio Cávado, mas o único com costa marítima. Com fortes tradições de luta antifascista, terra de destacados militantes do Partido ligados à terra, aos pescadores e aos operários agrícolas predominantes na região, foi com o 25 de Abril que muitas lutas e aspirações de décadas foram concretizadas, mas muitas outras continuam por cumprir.