Por outro rumo na Efacec

É necessário parar os despedimentos e o processo de desmantelamento da Efacec, que o fundo alemão Mutares está a promover, desde que recebeu de mão beijada aquele importante grupo industrial, sediado na Maia, e devem ser devidamente aproveitados o grande prestígio granjeado e a mão-de-obra altamente qualificada e com provas dadas.

Em torno desta ideia, decorreu anteontem, dia 9, um encontro do Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, com dirigentes do SITE Norte.

O sindicato da FIEQUIMETAL/CGTP-IN esteve representado pelo seu coordenador, Miguel Ângelo Pinto, por Alcino Santo, da direcção, e por César Magalhães, delegado sindical na Efacec, um dos visados no mais recente despedimento colectivo, em curso.

Com o Secretário-Geral do PCP estiveram Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central do Partido, Alexandra Pinto, do CC, e Rui Lopes, da Direcção da Organização Regional do Porto.

A situação na Efacec motivou, no dia 4, uma pergunta ao Governo, por parte do Grupo Parlamentar comunista, assinalando que «o que está a acontecer na Efacec confirma a justeza dos alertas que o PCP tem vindo a fazer», particularmente quando da reprivatização, concretizada em Novembro, «depois de terem sido investidas centenas de milhões de euros de recursos públicos».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Garantida luta forte pela Saúde e por Abril

«Comemorar o Dia Mundial da Saúde é indissociável de comemorar o Serviço Nacional de Saúde», realçou o coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, no dia 5, em Lisboa.

Auto-Sueco pode e deve pagar mais

A Auto-Sueco diz que o ano de 2023 foi dos melhores, em resultados, após «vários anos em que a acumulação de lucros é cada vez maior», mas os trabalhadores enfrentam «o brutal aumento do custo de vida» e a empresa nem sequer cumpriu os «muito insuficientes 4 por cento de aumentos salariais»...

Renegociação e plenários na Autoeuropa

Perante o resultado da votação de dias 2 e 3 de Abril, em que 58 por cento dos trabalhadores da VW Autoeuropa reprovaram a proposta de acordo sobre matérias reivindicativas, a Comissão Sindical do SITE Sul na empresa defendeu que a administração «deve tirar as suas ilações e voltar à mesa negocial», para «corresponder,...