Modernização da China em fórum internacional
Organizado pela Academia de Ciências Sociais da China, decorreu em Pequim, nos dias 3 e 4 de Março, a conferência internacional «Fórum de alto nível da modernização chinesa num contexto de grandes mudanças internacionais». Para além da intervenção de académicos chineses, a iniciativa contou com a participação de 20 investigadores e representantes partidários, entre os quais o PCP, de oito países da Ásia, Europa e América.
Foram debatidos aspectos e perspectivas do processo de modernização da China, tendo sido salientado o seu carácter pacífico e a sua orientação socialista, em contraste com os processos nas potências imperialistas.
A intervenção central da conferência foi de de Wang Weiguang, antigo presidente da Academia de Ciências Sociais da China e ex-membro do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC), que abordou o tema «Os comunistas e o leninismo». Evocando o legado de Lénine e a vigência e actualidade do marxismo-leninismo, o académico chinês sublinhou a profunda influência de Lénine e da Revolução de Outubro no desenvolvimento do movimento marxista da China e na ascensão do PCC, afirmando que, apesar do desaparecimento da URSS, a nova era histórica, aberta com a Revolução de Outubro, prossegue hoje com a experiência da China e do «socialismo com características chinesas».
O PCP interveio por vídeo-conferência, sendo representado por Luís Carapinha, da Secção Internacional, que sublinhou, entre outros aspectos, o papel da República Popular da China na economia e política mundiais, como «elemento central na actual mudança internacional, rumo a uma ordem mundial mais justa».