Deputados do PCP no PE nos Açores e em Beja
Pelos Açores e pelo distrito de Beja, os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, estiveram, nos dias 21, 22 e 23, em contacto com trabalhadores de diversas empresas, com instituições e diferentes associações e estiveram ainda presentes em sessões e tribunas públicas. Algumas destas iniciativas integraram-se na grande acção de contactos que o Partido realizou, de dia 21 a 24, por todo o País (ver páginas 16 e 17).
Foi no distrito de Beja que João Pimenta Lopes esteve. Entre as diferentes iniciativas levadas a cabo, destaque para os encontros com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM de Moura) e Associação de Mulheres do Concelho de Moura – Moura Salúquia, ambas Instituições Particulares de Solidariedade Social. Foram debatidos os reduzidos valores dos apoios atribuídos pela Segurança Social e a falta meios humanos.
Ainda no mesmo dia, mas em Serpa, numa sessão-pública, João Pimenta Lopes garantiu aos presentes a firmeza dos comunistas no combate ao programa de direita de retrocesso que se vislumbra no futuro próximo.
Já no dia 22, num contacto com os trabalhadores do município da Vidigueira, o deputado do PCP no PE voltou a afirmar o compromisso do PCP no combate a retrocessos e na defesa do caminho necessário para a valorização dos trabalhadores da administração local, no aumento de salários, na revogação do SIADAP e na reposição da progressão na carreira. Combater os constrangimentos impostos pelas políticas da União Europeia e a defesa da soberania nacional foram também abordados numa tribuna-pública em Beja.
Produção local em destaque
Sandra Pereira visitou, durante três dias, algumas das ilhas do arquipélago açoriano.
Logo no dia 21, reuniu com a Associação dos Agricultores da Ilha do Pico onde foram incontornáveis diversas preocupações associadas ao aumento dos custos dos factores de produção, como energia, adubos, fertilizantes e combustíveis.
Ainda no Pico, nos concelhos das Lajes do Pico e da Madalena, em contactos com trabalhadores e a população, as questões mais levantadas focaram-se nos salários e nas pensões e no aumento do custo de vida, mas também na escassez de serviços públicos.
No dia 22, no mercado da cidade da Horta, junto de micro, pequenos e médios empresários e população, destacaram-se, pela lado de quem vende, a falta de apoios à produção e, pelo lado dos clientes, a falta de poder de compra.
No mesmo dia, a deputada foi recebida na Escola Secundária Manuel de Arriaga para uma sessão sobre o funcionamento do PCP no PE e as linhas de intervenção do PCP neste espaço.
Numa reunião com a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores, falou-se, sobretudo, dos constrangimentos ao exercício da actividade, de que é exemplo a imposição de quotas para a pesca.
No dia 23, nas ruas de Angra do Heroísmo e de Praia da Vitória, houve ainda espaço para contactar de novo com comerciantes e com a população.