Deputados do PCP no PE nos Açores e em Beja

Pelos Açores e pelo distrito de Beja, os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, estiveram, nos dias 21, 22 e 23, em contacto com trabalhadores de diversas empresas, com instituições e diferentes associações e estiveram ainda presentes em sessões e tribunas públicas. Algumas destas iniciativas integraram-se na grande acção de contactos que o Partido realizou, de dia 21 a 24, por todo o País (ver páginas 16 e 17).

Foi no distrito de Beja que João Pimenta Lopes esteve. Entre as diferentes iniciativas levadas a cabo, destaque para os encontros com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM de Moura) e Associação de Mulheres do Concelho de Moura – Moura Salúquia, ambas Instituições Particulares de Solidariedade Social. Foram debatidos os reduzidos valores dos apoios atribuídos pela Segurança Social e a falta meios humanos.

Ainda no mesmo dia, mas em Serpa, numa sessão-pública, João Pimenta Lopes garantiu aos presentes a firmeza dos comunistas no combate ao programa de direita de retrocesso que se vislumbra no futuro próximo.

Já no dia 22, num contacto com os trabalhadores do município da Vidigueira, o deputado do PCP no PE voltou a afirmar o compromisso do PCP no combate a retrocessos e na defesa do caminho necessário para a valorização dos trabalhadores da administração local, no aumento de salários, na revogação do SIADAP e na reposição da progressão na carreira. Combater os constrangimentos impostos pelas políticas da União Europeia e a defesa da soberania nacional foram também abordados numa tribuna-pública em Beja.

Produção local em destaque
Sandra Pereira visitou, durante três dias, algumas das ilhas do arquipélago açoriano.

Logo no dia 21, reuniu com a Associação dos Agricultores da Ilha do Pico onde foram incontornáveis diversas preocupações associadas ao aumento dos custos dos factores de produção, como energia, adubos, fertilizantes e combustíveis.

Ainda no Pico, nos concelhos das Lajes do Pico e da Madalena, em contactos com trabalhadores e a população, as questões mais levantadas focaram-se nos salários e nas pensões e no aumento do custo de vida, mas também na escassez de serviços públicos.

No dia 22, no mercado da cidade da Horta, junto de micro, pequenos e médios empresários e população, destacaram-se, pela lado de quem vende, a falta de apoios à produção e, pelo lado dos clientes, a falta de poder de compra.

No mesmo dia, a deputada foi recebida na Escola Secundária Manuel de Arriaga para uma sessão sobre o funcionamento do PCP no PE e as linhas de intervenção do PCP neste espaço.

Numa reunião com a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores, falou-se, sobretudo, dos constrangimentos ao exercício da actividade, de que é exemplo a imposição de quotas para a pesca.

No dia 23, nas ruas de Angra do Heroísmo e de Praia da Vitória, houve ainda espaço para contactar de novo com comerciantes e com a população.

 



Mais artigos de: PCP

PCP está pronto para enfrentar desafios do futuro

Unidos, confiantes, determinados e preparados para os combates vindouros – foi assim que os militantes comunistas, os simpatizantes e os muitos apoiantes do PCP estiveram no comício que se realizou, no dia 24, na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia.

Mais de 1400 crianças plantam futuro na Quinta da Atalaia

No Dia Mundial da Árvore, 21 de Março, mais de 1400 crianças das escolas do primeiro ciclo da Freguesia de Amora, Seixal, foram convidadas pela Festa do Avante! a plantar alecrim e contribuir para um futuro mais verde e sustentável.

Eleições na Madeira a 26 de Maio

No âmbito de uma ronda de audições com todos os partidos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Edgar Silva, coordenador regional do PCP na Região e membro do Comité Central, esteve reunido, ontem, com o Presidente da República, que informou sobre convocação de novas eleições para dia 26...

Encontro do PCP com o BE

Na sequência de um encontro com o BE na sede da Soeiro Pereira Gomes, Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP sublinhou que se tratou de «uma reunião normal, inserida no balanço das eleições» e «nos desafios que se colocam». «Convergimos em aspectos de análise dos resultados», afirmou, numa «situação muito exigente que...

Na Futurália pelos direitos da juventude

Paulo Raimundo integrou a delegação do PCP que, na sexta-feira, 22, visitou a Futurália, feira de educação, formação e emprego dirigida a jovens estudantes, realizada em Lisboa. Contactando com visitantes e expositores, o dirigente comunista valorizou a Escola Pública e defendeu mais investimento para que possa cumprir...