João Oliveira assinala Dia Nacional contra a Discriminação Racial

João Oliveira, primeiro candidato da CDU nas próximas eleições ao Parlamento Europeu, participou num almoço com dirigentes da Associação Cultural Moinho da Juventude que se realizou, no dia 21, na Cova da Moura, Amadora.

Garantir direitos dos migrantes é essencial para um País mais democrático


No almoço, que coincidiu com o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, João Oliveira, contactando com moradores da Cova da Moura e dirigentes da Associação Cultural Moinho da Juventude, teve a oportunidade de conhecer os problemas com que os habitantes do bairro enfrentam no seu dia-a-dia. Estiveram na ordem do dia temas como os contratos de trabalho, direitos laborais dos migrantes, e a excessiva complexidade das questões legais associadas aos pedidos de nacionalidade e à solicitação de residência.

O candidato, que se fez acompanhar por Rui Braga, do Secretariado do Comité Central (CC) do PCP, e por Seyne Torres, do CC, teve ainda a oportunidade de dar a conhecer as propostas e o compromisso de sempre da CDU com a luta por uma sociedade mais justa, fraterna, onde não têm lugar ideias racistas e xenófobas.

Da parte do Moinho da Juventude – associação que desenvolve actividade a nível social, educativo, cultural, profissional e presta serviços de apoio jurídico, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos – estiveram Jakilson Pereira e Emília Barros.

Em declarações ao Avante!, João Oliveira afirmou que garantir os direitos dos migrantes e dos refugiados e as condições para a sua integração e o seu acolhimento em Portugal, assim como combater as causas que levam milhões de seres-humanos a saírem dos seus países em busca de melhores condições de vida, são «aspectos absolutamente essenciais para conseguir um País mais democrático». Para o candidato, estas são, igualmente questões essenciais para obter um «quadro de relacionamento com outros países e outros povos verdadeiramente baseado na cooperação e no respeito pelos direitos humanos».

«Esses são aspectos absolutamente essenciais da política nacional, mas também essenciais na política externa e no relacionamento do nosso País com aqueles que connosco se relacionam», salientou, acrescentando que essas exigências têm de ser «colocadas em confronto com as políticas migratórias desumanas que têm sido impostas no plano da União Europeia».

«Essas têm sido batalhas que o PCP e a CDU têm travado no plano nacional, mas também no Parlamento Europeu e são batalhas que vamos continuar a travar para que todos tenham direito a uma vida melhor», concluiu.

 



Mais artigos de: PCP

PCP está pronto para enfrentar desafios do futuro

Unidos, confiantes, determinados e preparados para os combates vindouros – foi assim que os militantes comunistas, os simpatizantes e os muitos apoiantes do PCP estiveram no comício que se realizou, no dia 24, na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia.

Mais de 1400 crianças plantam futuro na Quinta da Atalaia

No Dia Mundial da Árvore, 21 de Março, mais de 1400 crianças das escolas do primeiro ciclo da Freguesia de Amora, Seixal, foram convidadas pela Festa do Avante! a plantar alecrim e contribuir para um futuro mais verde e sustentável.

Eleições na Madeira a 26 de Maio

No âmbito de uma ronda de audições com todos os partidos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Edgar Silva, coordenador regional do PCP na Região e membro do Comité Central, esteve reunido, ontem, com o Presidente da República, que informou sobre convocação de novas eleições para dia 26...

Deputados do PCP no PE nos Açores e em Beja

Pelos Açores e pelo distrito de Beja, os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, estiveram, nos dias 21, 22 e 23, em contacto com trabalhadores de diversas empresas, com instituições e diferentes associações e estiveram ainda presentes em sessões e tribunas públicas. Algumas...

Encontro do PCP com o BE

Na sequência de um encontro com o BE na sede da Soeiro Pereira Gomes, Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP sublinhou que se tratou de «uma reunião normal, inserida no balanço das eleições» e «nos desafios que se colocam». «Convergimos em aspectos de análise dos resultados», afirmou, numa «situação muito exigente que...

Na Futurália pelos direitos da juventude

Paulo Raimundo integrou a delegação do PCP que, na sexta-feira, 22, visitou a Futurália, feira de educação, formação e emprego dirigida a jovens estudantes, realizada em Lisboa. Contactando com visitantes e expositores, o dirigente comunista valorizou a Escola Pública e defendeu mais investimento para que possa cumprir...