PCP na Madeira em defesa da Autonomia e contra as injustiças

O PCP realizou, no passado domingo, 24, no Funchal, um almoço-comício onde participaram Edgar Silva, coordenador regional e membro do Comité Central, e Helena Câmara, pela JCP.

PCP contra a «descredibilização das instituições autonómicas»


Na sua intervenção, o dirigente comunista recordou o actual quadro de «putrefacção da Autonomia e o pântano da democracia» na Madeira, lembrando que, após a garantia de que se demitiria após a últimas eleições regionais caso não obtivesse maioria absoluta, Miguel Albuquerque oficializou «a sua demissão junto do Representante da República, por reconhecer que não teria condições para exercer funções de governo, na sequência das investigações policiais de que foi alvo por corrupção». Isto, depois da«teima em ficar alapado no governo regional», recordou.

«Estes casos conduziram a Região para um estado de podridão, em que a Autonomia mais se assemelha a um esgoto a céu aberto, com um cheiro nauseabundo de descrédito e de descredibilização das instituições autonómicas», sublinhou.

Luta contra as injustiças
A tudo isto soma-se, para o dirigente comunista, «o agravamento da situação económica e social» na Região, resultado da incapacidade dos sucessivos governos regionais e da República «para a resolução dos grandes problemas económicos e sociais», sendo «urgente e necessário um novo rumo para o desenvolvimento».

Por estes motivos, e afirmando o PCP como a «força de Abril», também na Madeira o Partido iniciou uma campanha de contactos com os trabalhadores e as populações, vincando, segundo o deputado Ricardo Lume, os «compromissos de sempre com os trabalhadores e o povo» (ver páginas 16 e 17).

A juventude conta com o PCP
Também no almoço-comício, Helena Câmara sublinhou que «não estamos condenados a viver assim», sendo necessário lutar contra os baixos salários, a precariedade, os horários desregulados e o stress no trabalho, na garantia de «que o nosso futuro seja um futuro bom, com tudo aquilo a que temos direito».

A jovem lembrou, ainda, «que existe uma força capaz de combater e derrubar a política de direita»: o PCP. Uma força que, contra as «políticas de exploração e empobrecimento» de que a juventude da Madeira tem sido vítima, está junto dos jovens nas empresas, nas escolas e nos bairros, «a lutar contra as injustiças».

Acção parlamentar
Na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), o deputado do PCP Ricardo Lume tem, também, travado uma luta contra as injustiças. Ainda no dia 20, defendeu o fim das propinas no Ensino Superior, exigindo, simultaneamente, enquanto existirem propinas por decisão do Governo da República, que o governo regional garanta o apoio de 50 por cento das mesmas aos estudantes das instituições públicas da Região.

Também na ALRAM, o deputado denunciou o facto de os programas do governo madeirense para o apoio à habitação não darem resposta às necessidades das populações, e não passarem apenas de propaganda, deixando, no essencial, tudo ficar na mesma, e assegurando os lucros da especulação imobiliária. Aqui, o comunista vincou que o mercado não dá resposta ao direito constitucional à habitação, antes pelo contrário.

 



Mais artigos de: PCP

PCP está pronto para enfrentar desafios do futuro

Unidos, confiantes, determinados e preparados para os combates vindouros – foi assim que os militantes comunistas, os simpatizantes e os muitos apoiantes do PCP estiveram no comício que se realizou, no dia 24, na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia.

Mais de 1400 crianças plantam futuro na Quinta da Atalaia

No Dia Mundial da Árvore, 21 de Março, mais de 1400 crianças das escolas do primeiro ciclo da Freguesia de Amora, Seixal, foram convidadas pela Festa do Avante! a plantar alecrim e contribuir para um futuro mais verde e sustentável.

Eleições na Madeira a 26 de Maio

No âmbito de uma ronda de audições com todos os partidos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Edgar Silva, coordenador regional do PCP na Região e membro do Comité Central, esteve reunido, ontem, com o Presidente da República, que informou sobre convocação de novas eleições para dia 26...

Deputados do PCP no PE nos Açores e em Beja

Pelos Açores e pelo distrito de Beja, os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, estiveram, nos dias 21, 22 e 23, em contacto com trabalhadores de diversas empresas, com instituições e diferentes associações e estiveram ainda presentes em sessões e tribunas públicas. Algumas...

Encontro do PCP com o BE

Na sequência de um encontro com o BE na sede da Soeiro Pereira Gomes, Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP sublinhou que se tratou de «uma reunião normal, inserida no balanço das eleições» e «nos desafios que se colocam». «Convergimos em aspectos de análise dos resultados», afirmou, numa «situação muito exigente que...

Na Futurália pelos direitos da juventude

Paulo Raimundo integrou a delegação do PCP que, na sexta-feira, 22, visitou a Futurália, feira de educação, formação e emprego dirigida a jovens estudantes, realizada em Lisboa. Contactando com visitantes e expositores, o dirigente comunista valorizou a Escola Pública e defendeu mais investimento para que possa cumprir...