Desfile em Lisboa comemora a Constituição da República
No dia 2 de Abrilcumprem-se 48 anos sobre a data da aprovação da Constituição da República Portuguesa (CRP), resultante da Revolução de Abril de 1974. Nela estão reflectidas as transformações políticas, económicas, sociais e culturais, consagrando em Lei Fundamental os interesses, os anseios e os objectivos do povo português.
A data é assinalada, às 17h00, com uma concentração no Largo do Carmo, com desfile para a Assembleia da República, sob o lema «Comemorar a Constituição de Abril – Exercer, divulgar, celebrar».Além de um momento cultural, a iniciativa conta com a intervenção de José Pedro Soares, Coordenador da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e ex-deputado da Assembleia Constituinte.
«A CRP aprovada e promulgada foi, sem dúvida, uma enorme conquista de todos os portugueses e portuguesas, um extraordinário documento feito pelo povo e virado para o povo, tornando-a um das mais progressistas de todo o mundo», sublinha o apelo à participação no desfile comemorativo.
«A CRP continua a ser uma Constituição progressista no seu conteúdo e nas várias áreas de intervenção», acentua o apelo, onde se afirma a necessidade de «alertar todos os portugueses» para que a Lei Fundamental «não seja mais subvertida».
A Comissão Promotora deste desfile é composta por um conjunto muito vasto de estruturas.
No mesmo dia, 2, a Comissão Promotora do Manifesto «Cumprir e fazer cumprir a Constituição» realiza, às 18h00, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Anfiteatro 6, uma sessão-debate com o tema «A actualidade da Constituição e a defesa do regime democrático». Moderada pela professora Madalena Santos, a sessão acontece após um ano de actividade do Manifesto, contando com a intervenção de Jorge Aires, do Núcleo Dinamizador. Os professores doutor Eduardo Vera Cruz e Eduardo Paz Ferreira são os oradores convidados.