Condenação mundial de acto terrorista em Moscovo
No passado dia 22, um grupo de homens armados perpetrou um brutal acto terrorista na sala de espectáculos Crocus City Hall, na cidade de Krasnogorsk, na periferia de Moscovo, minutos antes do início de um concerto da banda russa Picnic.
Os seus autores atiraram indiscriminadamente contra as pessoas com que se cruzavam e incendiaram a sala de espectáculos,destruindo uma área de quase 13 mil metros quadrados. Segundo dados provisórios, o acto terrorista causou mais de 139 mortos e mais de 180 feridos, incluindo mulheres e crianças.
As autoridades russas informam que foram detidas, até agora, 11 pessoas implicadas neste acto, incluindo os quatro atacantes que dispararam contra as pessoas que estavam fora e no interior do recinto. Indicando que o acto terrorista nos arredores de Moscovo foi cometido por quatro dos detidos, as autoridades russas continuam as investigações para averiguar quem foram os seus autores morais.
Este acto terrorista foi amplamente condenado no plano mundial, com inúmeras manifestações de condenação e de pesar para com as vítimas.
PCP condenou acto terrorista em Moscovo
O PCP condenou «veementemente o acto terrorista perpetrado em Krasnogorsk, nos arredores de Moscovo, que causou mais de uma centena de mortos e feridos», e expressou «o seu pesar e as suas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas e ao povo russo».
De acordo com uma nota do seu Gabinete de Imprensa, difundida no dia 23, o PCP «espera que sejam cabalmente esclarecidas as circunstâncias deste criminoso acto e responsabilizados os seus autores».