Eleições na Galiza: BNG reforça significativamente a votação
Nas eleições autonómicas da Galiza, realizadas dia 18, o PP renovou a maioria absoluta, com cerca de 700 mil votos, 47,4%, baixando de 42 para 40 deputados na Xunta, o parlamento galego. Já o Bloco Nacionalista Galego (BNG) obteve mais de 467 mil votos, quase 157 mil a mais do que nas anteriores eleições, realizadas em 2020. Com 31,6% do total dos votos, o BNG passou de 19 para 25 deputados, reforçando-se como o segundo maior partido da Galiza.
Em terceiro lugar ficou o Partido Socialista da Galiza (PSdeG-PSOE), com 14,%, perdendo quase 50 mil votos, cinco pontos percentuais e cinco deputados face a 2020. A Democracia Ourensana, que não tinha eleitos, passa agora a contar com um deputado na Xunta: obteve 15 mil votos, correspondentes a 1%.
O grande apoio obtido pelo BNG nestas eleições consolidam-no como alternativa de futuro e a única força capaz de disputar ao PP a hegemonia na Galiza, afirmou Ana Pontón, porta-voz do BNG. Os resultados eleitorais, acrescentou, confirmam os ganhos do BNG, tanto em número de votos como de deputados. «Há um BNG que continua a avançar e essa é a chave para que este país tenha alternativa», insistiu. «Nada voltará a ser igual, porque a Galiza já mudou e o BNG é uma força política sólida para construir um futuro diferente», assegurou.