Homenagem aos vidreiros resistentes

No dia 18, na Ma­rinha Grande, as­si­na­lando os 90 anos da re­volta ope­rária, cen­tenas de pes­soas par­ti­ci­param, pri­meiro, na ro­magem às campas de vi­dreiros que se des­ta­caram no 18 de Ja­neiro de 1934 e, em se­guida, na ma­ni­fes­tação entre o ce­mi­tério e o mo­nu­mento aos ope­rá­rios in­sur­rectos.

Nestas ini­ci­a­tivas des­tacou-se a pre­sença de de­le­ga­ções sin­di­cais, com faixas rei­vin­di­ca­tivas, e cerca de cen­tena e meia de ac­ti­vistas da União dos Re­sis­tentes An­ti­fas­cistas Por­tu­gueses (URAP). Foi rei­te­rada a exi­gência de que o mo­nu­mento volte a ser co­lo­cado no centro da Praça (ro­tunda) do Vi­dreiro, a par de ou­tras ac­ções para ho­me­na­gear dig­na­mente os he­róis da in­sur­reição.

Uma de­le­gação de di­ri­gentes do PCP e can­di­datos da CDU in­te­grou-se no des­file e no acto so­lene que teve lugar junto ao mo­nu­mento e ao bloco es­cul­tó­rico que ainda per­ma­nece no local onde foi ins­ta­lado em 1984. Da de­le­gação fi­zeram parte, entre ou­tros, João Oli­veira, membro da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral do PCP e pri­meiro can­di­dato da CDU às pró­ximas elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu, João Del­gado (ca­beça-de-lista) e ou­tros can­di­datos da CDU às elei­ções le­gis­la­tivas pelo Cír­culo Elei­toral de Leiria, e Ale­xandra Den­gucho, ve­re­a­dora da CM da Ma­rinha Grande.

Nesse dia, a CDU di­vulgou uma lista com mais de 50 nomes de tra­ba­lha­dores vi­dreiros que apoiam a co­li­gação PCP-PEV.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Federação da Função Pública em congresso de luta

O XIII Con­gresso da Fe­de­ração Naci­onal de Sin­di­catos dos Tra­ba­lha­dores em Fun­ções Pú­blicas e So­ciais (FNSTFPS), dias 18 e 19, em Coimbra, iden­tificou pro­blemas, apontou so­lu­ções e elegeu a di­recção.

Arsenal do Alfeite

«Entre a inacção do Governo e o desnorte nas indústrias de defesa, o Arsenal do Alfeite continua com graves problemas por resolver», pelo que, «em 2024, o compromisso dos trabalhadores e dos seus órgãos representativos é o de continuar e intensificar a luta, até que sejam dadas respostas a estes problemas e garantido o...

Forte jornada de luta ontem no Grupo EDP

A greve de ontem, nas empresas do Grupo EDP, foi uma das maiores desde há muitos anos, com uma forte adesão, que provocou a perturbação em vários serviços, e foi marcada por uma concentração nacional, em Lisboa, junto da sede da eléctrica, que reuniu mais de meio milhar de trabalhadores. Em...