Utentes de Loures e do Barreiro em defesa do SNS
No sábado, os utentes do Hospital Beatriz Ângelo – que serve os habitantes dos concelhos de Loures (exceptuando os de Sacavém, Prior Velho, Moscavide, Portela, Bobadela, São João da Talha e Santa Iria da Azoia), Odivelas (exceptuando a Pontinha), Mafra e Sobral de Monte Agraço – realizaram uma acção contra o encerramento sistemático das urgências e a degradação do serviço prestado.
O protesto contou com a presença de uma delegação da CDU, composta por Tânia Mateus, Tiago Matias, candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Lisboa, Gonçalo Caroço e Maria da Luz, respectivamente, vereadores nas câmaras municipais de Loures e de Odivelas. Como a CDU defende, «no Hospital de Loures, como em várias unidades de saúde, fazem falta mais profissionais de saúde e um claro investimento que permita cumprir o direito de acesso à saúde da população».
Participaram também António Pombinho, presidente da Junta de Freguesia de Loures, eleito pela CDU, e outros eleitos da Coligação PCP-PEV na Assembleia Municipal de Loures e de Odivelas e das juntas e assembleias de freguesia dos dois concelhos.
Faltam profissionais
No mesmo dia, frente ao Hospital de Nossa Senhora do Rosário, Barreiro, teve lugar um cordão humano em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A iniciativa pretendeu chamar a atenção do Governo para a importância da valorização dos profissionais de saúde, de forma a permitir que se fixem no SNS e nas unidades de saúde.
Aqui estiveram Paula Santos, Ricardo Teixeira, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal, e Ana Teresa Vicente, mandatária da lista.