Deputados do PCP no PE visitam distrito Évora e região dos Açores
Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, visitou, nos dias 18 e 19, o distrito de Évora. Entre contactos com trabalhadores e a população, esteve em quatro concelhos e participou em mais de uma dezena de iniciativas. Já o deputado João Pimenta Lopes visitou o arquipélago dos Açores.
Deputados do PCP no PE expuseram principais problemas em Évora e nos Açores
Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos e Évora: foram estes os quatro concelhos do distrito do Alto Alentejo em que esteve Sandra Pereira.
A manhã de segunda-feira, dia 18, começou cedo para eleita comunista, com uma visita aos estaleiros da Câmara Municipal de Vendas Novas. Nesta, como noutras iniciativas que preencheram o resto da agenda da deputada, foram os baixos salários que surgiram como preocupação central dos trabalhadores contactados. Reclamação semelhante surgiu aquando da visita aos serviços administrativos da câmara, visitados mais adiante. Ainda no mesmo dia, na empresa AIS, ao aumento geral dos salários somou-se a necessidade de pôr cobro à precariedade e a exigência de regular horários.
Com os utentes do Centro de Saúde de Vendas Novas foi a necessidade de reforçar o SNS a reivindicação que ganhou particular destaque.
Já em contacto com comerciantes e população no comércio local, e à semelhança do registado em contacto com o comércio em Arraiolos, foi a perda do poder de compra dos trabalhadores e dos pensionistas, o principal receio registado.
O sub-financiamento crónico também foi queixa presente ao longo dos dois dias visitas, como a que se realizou ao Abrigo dos Velhos Trabalhadores, em Montemor-o-Novo, associação do sector-social.
Sessões públicas e tribunas marcaram ainda a agenda da deputada. Em Montemor e em Évora, no Largo Camões e na Sociedade Joaquim António de Aguiar, Sandra Pereira sublinhou a necessidade do voto na única força capaz de levar por diante uma alternativa política favorável a quem trabalha, a CDU.
Valorizar produção nacional
Numa série de acções que expuseram, sobretudo, a necessidade de valorizar e proteger a produção nacional, o deputado João Pimenta Lopes esteve, na ilha Terceira, em contacto com os trabalhadores da Pronicol, empresa de transformação de leite, visitou o Matadouro e contactou com o comércio de Angra do Heroísmo. Já em São Miguel, contactou com comerciantes na Ribeira Grande e com os trabalhadores da empresa Bel Portugal, SA.
Já no Centro de Saúde de Ponta Delgada foram auscultadas as preocupações dos profissionais de saúde.