PEV considera conclusões da COP 28 insuficientes

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) considera que a COP 28, que decorreu num dos países que é um dos maiores produtores de petróleo, o Dubai, terminou com um acordo que pode-se tornar «mais uma declaração de intenções, especialmente tendo em conta outros acordos assumidos anteriormente que depois não são cumpridos» (tal como o da redução do consumo de carvão, há dois anos em Glasgow, quando, desde então, o consumo de carvão continua, afinal, a aumentar). «São diversas as lacunas que criam condições para que a indústria dos combustíveis fósseis encontre vias de escape, apoiando-se em tecnologias não comprovadas e inseguras», refere o PEV.

Sobre Portugal, como uma grande maioria de países a nível mundial, «continua a não dar passos concretos e eficazes e acções credíveis que revelem uma genuína vontade concertada de mitigação e adaptação às alterações climáticas», apontam os ecologistas que defendem, por exemplo, um maior investimento e melhoria da ferrovia no País, bem como na rede de transportes públicos em geral.

 



Mais artigos de: Nacional

Solidariedade não esmorece pela paz e pela Palestina

A época festiva que se vive não desmobiliza a solidariedade com o povo palestiniano e a exigência de paz no Médio Oriente. Houve acções nos últimos dias, em vários pontos do País, e há outras já marcadas.

Reorganização não serve as populações de Loures

Na reunião de 13 de Dezembro da Câmara Municipal de Loures, a CDU apresentou uma moção «Contra a reorganização dos serviços de saúde que não serve as populações e pelo real investimento nos hospitais de referência que servem o concelho». A iniciativa aconteceu depois de ter sido publicado o Decreto-Lei n.º 102/2023, o...