Situação na RDC preocupa África Austral
A Cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada em Luanda, no dia 4, abordou a situação na República Democrática do Congo, tendo em vista actuar para restabelecer a paz e a segurança. De acordo com o comunicado final da reunião, os países da SADC expressaram preocupação pela deterioração da situação humanitária e pelo recomeço dos ataques e a ocupação de território por parte do denominado «Movimento 23 de Março» (M23), numa clara violação do cessar-fogo.
A Cimeira reiterou a necessidade da SADC encabeçar esforços de mobilização de recursos para facilitar a paz e a segurança na região, os quais incluem a reactivação dos debates para estabelecer e pôr em funcionamento o Fundo de Paz e comprometer os parceiros cooperantes internacionais. Além disso, a reunião de Luanda mandatou o Presidente angolano, enquanto presidente da SADC, para intensificar os esforços diplomáticos junto da RDC e do Ruanda para lograr uma paz duradoura.
Outros aspectos abordados foram as eleições no Zimbabué e no reino de Eswatini, respectivamente em Agosto e Setembro de 2024. A SADC formulou também votos de êxitos para as eleições que se realizarão em Madagáscar e na RDC, cujos cidadãos vão às urnas, respectivamente, neste mês e em Dezembro. A organização confirmou o apoio à realização destes processos eleitorais, mediante o envio de equipas da sua Missão de Observação Eleitoral.