Mural colectivo da SPG já tem memória descritiva

O PCP instalou junto ao mural que reveste parte da fachada da sua sede, uma memória descritiva daquela obra colectiva, igualmente num painel cerâmico, identificando todos os seus 39 autores.

A iniciativa ocorreu no momento em que passam 45 anos da inauguração

A iniciativa ocorreu no momento em que passam 45 anos da inauguração do painel mural do Centro de Trabalho Soeiro Pereira Gomes, situado na rua homónima, em Lisboa, e coincidiu com a realização da «Traça – Mostra de filmes de arquivos familiares», iniciativa do Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca que, de 13 a 15 de Outubro, se realizou no Bairro do Rego. Desde 2015 que a «Traça» decorre em diversos bairros lisboetas, pretendendo valorizar a história e a memória dos moradores através da promoção de iniciativas diversas. Este ano, o certame foi programado pela associação Gerador.

O PCP esteve envolvido nesta edição cedendo elementos sobre a história do bairro, designadamente sobre casas e tipografias clandestinas que aí existiram, bem como acerca da instalação da sede do PCP na actual localização. Parte importante e com visibilidade pública do CT Soeiro Pereira Gomes é a obra colectiva singular patente no exterior do seu piso térreo. Por isso, no dia 14, sábado, a sede do PCP esteve aberta à população e aos visitantes da «Traça».

Foram realizadas duas visitas ao mural do PCP, nas quais participaram quase uma centena de pessoas, guiadas por Idalina Charraz e José Monginho. O CT Soeiro Pereira Gomes acolheu, ainda, dois debates, subordinados aos temas «Arquitectura e urbanismo: impacto na construção de comunidades inclusivas» e «Habitação e integração: como a política de habitação pode ajudar a construir um bairro», os quais contaram com a participação de Ana Jara e João Ferreira, vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, e das professoras do ensino superior Margarida Pereira e Rosário Mauritti.



Mais artigos de: PCP

Trabalhadores e Abril em destaque em Guimarães

A Direcção da Organização Regional de Braga (DORB) do PCPpromoveu, sábado, 7, uma sessão pública sob o lema «Valorizar os trabalhadores e defender Abril, resposta necessária». Na iniciativa, usaram da palavra Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central do PCP, José Manuel Mendes, escritor,...

Deputados do PCP no PE em jornadas em Castelo Branco

De 11 a 13 de Outubro, decorreram as jornadas dos deputados do Parlamento Europeu (PE) no distrito de Castelo Branco. As jornadas privilegiaram o contacto directo com trabalhadores e populações e a presença em espaços públicos, procurando dar visibilidade a problemas e lutas dos trabalhadores e das populações.

Conceitos mortais

A escalada em curso na Palestina e as suas trágicas consequências marcam também uma nova vaga de uma operação em curso no espaço mediático que visa criar uma linguagem nova, martelada até à exaustão de forma a sacralizar determinados termos, muitas vezes esvaziados de conteúdo e que visam apenas legitimar as acções dos...