Cândido Mota celebra 80 anos entre amigos e camaradas

Largas dezenas de amigos, familiares e camaradas celebraram, no dia 28, o 80.º aniversário de Cândido Mota, militante comunista, locutor, apresentador, actor, homem de cultura e voz inseparável do Palco 25 de Abril da Festa do Avante!, bem como de muitas iniciativas e tempos de antena do Partido. A comemoração tomou a forma de um jantar que se realizou na Quinta da Atalaia. Entre os presentes estiveram figuras públicas do mundo da comunicação, nomeadamente da rádio e televisão.

A iniciativa da celebração partiu da Festa do Avante. Depois de servido o jantar, em ambiente caloroso e de profunda camaradagem, houve lugar para a prestação de pequenos depoimentos de gente com quem Cândido Mota se cruzou ao longo da sua vida profissional que contaram histórias e pequenos episódios que relevaram as suas qualidades humanas e profissionais. Foi projectado um pequeno filme com registos de momentos da sua longa carreira e da sua contribuição para a Festa do Avante!. Depois do apagar das velas, houve um momento musical oferecido por José Barros a encerrar a noite de convívio.

Foi Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, quem, em nome da direcção do Partido, transmitiu as suas saudações a Cândido Mota. «Cândido Mota é, há mais de 35 anos, a voz que dá vida ao Palco 25 de Abril, por onde têm passado centenas de artistas», afirmou o dirigente durante a sua intervenção. «A sua voz grave e encorpada, mas simultaneamente serena e entusiasmante tornou-se inconfundível e imprescindível nos três dias da Festa do Avante. Os visitantes da Festa sabem que quando se ouve a voz do Cândido, logo a seguir à Carvalhesa, tem inicio uma maratona de espectáculos durante três dias inesquecíveis», acrescentou.

«Que continues a ser um homem feliz e que continues por cá na nossa luta por muitos e bons anos são os nossos votos neste teu dia de aniversário», exortou.

Depois de Jorge Pires, Cândido Mota agradeceu a homenagem.

 

 



Mais artigos de: PCP

Acerto na análise e determinação nas soluções

Entre os dias 27 e 29 de Setembro, realizaram-se as Jornadas dos deputados do PCP no Parlamento Europeu no distrito de Leiria, durante as quais se confirmou análises, se aprofundou o conhecimento dos problemas e se apontou soluções.

Resistência e igualdade na vida de Alda Nogueira

No âmbito do centenário do nascimento de Alda Nogueira, realizou-se, na biblioteca de Alcântara, no dia 23, a conversa intitulada Maria Alda Nogueira, a vida das mulheres e a resistência antifascista. Na iniciativa participaram várias pessoas de diversos sectores.

Visita à Feira do Relógio

Paulo Raimundo, Secretário-geral do PCP, esteve em contacto, no dia 1, com a população e comerciantes na Feira do Relógio, em Lisboa. Na visita, o dirigente constatou a falta de dinheiro de quem compra e as pesadas despesas suportadas pelos feirantes. Salientou ainda a necessidade de aumentar salários e pensões para...

A campanha anticomunista não existe?

A campanha anticomunista teve mais um episódio nos últimos dias, a propósito do Centro de Trabalho de Aveiro. O episódio não se ficou pela esfera mediática, mas, como se verá, esta assumiu um papel determinante, em aliança obscura com outros actores. Vamos à história. Em vésperas das eleições na Madeira e a uma semana...