CDU defende a continuidade do STOP como Centro Cultural do Porto

Na reunião do Executivo da Câmara Municipal do Porto (CMP) de 11 de Setembro, a CDU apresentou uma proposta com o intuito da defesa da continuidade do STOP como Centro Cultural. Dias antes, o Grupo Parlamentar do PCP requereu a audição do ministro da Cultura, da Associação ALMA STOP e da Associação Cultural de Músicos do STOP (ACM STOP) sobre o dano causado à actividade cultural pelo encerramento do Centro Comercial STOP no Porto.

Na proposta apresentada pela CDU propõe-se a alteração do despacho do presidente da CMP, Rui Moreira, que ordenou «a cessação da utilização do edifício [do STOP], de todas as fracções autónomas e do parque de estacionamento, (…) fixando o prazo de dez dias úteis para o cumprimento voluntário desta medida». Do Governo exige-se que tome as medidas necessárias para garantir que os mais de 500 músicos que trabalham, ensaiam e criam no STOP possam continuar a desenvolver as suas actividades naquele local complementado pelas instalações da Escola Pires de Lima.

Entretanto, artistas e músicos arrendatários do STOP vão voltar a manifestar-se no dia 22 de Setembro, na Avenida dos Aliados, para contestar a decisão de Rui Moreira. A petição «Em defesa dos músicos do STOP, da Cultura e da Transparência no Processo Urbanístico», lançada a 28 de Agosto, conta já com 5700 assinaturas.

 



Mais artigos de: Nacional

Crise na habitação volta a sair à rua hoje e no dia 30

Hoje, dia em que o BCE reúne para discutir as taxas de juro, o Movimento Porta a Porta vai promover, às 8h00, um acampamento e uma sátira em Braga, junto ao Banco de Portugal. Novos protestos estão marcados para 30 de Setembro.

Vereadores do PCP alertam para degradação do Parque da Bela Vista

Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) solicitaram esclarecimentos urgentes ao presidente da autarquia sobre o estado avançado de degradação em que se encontra o Parque da Bela Vista e sobre o incumprimento do protocolo celebrado entre o município e a «Kalorama Festival Unipessoal LDA», que permitiu a...

Setúbal diz não ao racismo e xenofofia no desporto

O União de Futebol Comércio e Indústria e o Núcleo de Setúbal da Frente Anti-Racista (FAR) promovem amanhã, 15, entre as 9h30 e as 12h30, uma iniciativa desportiva para a consciencialização da justa e necessária luta contra o racismo, xenofobia e todos os tipos de discriminação no desporto. A acção – intitulada «Juntos...