Jovens de todo o País acampam em Grândola em defesa da paz
É já de amanhã a domingo, em Melides, no concelho de Grândola, o Acampamento Dêem uma oportunidade à paz, que reunirá centenas de jovens de todo o País em três dias de convívio, música e debate.
Paz, desarmamento, solidariedade e progresso social são valores do acampamento
A iniciativa, promovida pela Plataforma pela Paz e o Desarmamento (que reúne associações de várias áreas de intervenção, desde logo juvenis), conta com um preenchido programa de actividades: debates, momentos culturais e, sábado à noite, no Parque de Feiras de Melides, concertos com Bateu Matou, Pedro Mafama e Ruth Marlene.
Haverá também espaço para as diferentes associações participantes – e cerca de 35 subscreveram o apelo do acampamento – afirmarem a sua actividade e marcar ali a sua presença, mostrando o que fazem, como se organizam, por que se batem. Todas juntas, confia a organização, farão daquela iniciativa um «grande momento pela construção da paz».
O Acampamento do próximo fim-de-semana assinala o 40.º aniversário de uma outra iniciativa: o Festival Dêem uma Oportunidade à Paz, realizado noutro ponto do concelho de Grândola entre 25 e 30 de Julho. Construído para lutar pela contenção da escalada armamentista e contra a instalação de novas armas nucleares, pela progressiva desactivação a anulação mútua de todo o arsenal nuclear, o Festival contou com a participação de cerca de cinco mil jovens e o apoio de muitos outros, que por todo o País subscreveram o apelo que o acompanhou. Estiveram presentes delegações de 21 países.
Com o acampamento, os jovens pretendem evocar os «valores afirmados em 1983, mas com os olhos no futuro», considerando que quatro décadas passadas a luta pela paz «mantém-se indispensável e contamos com a juventude para lhe dar força e expressão».