«Juntos por Cuba!»: intensa mobilização para 15 de Julho
Está já a ser divulgada em todo o País o «grande acto de solidariedade com Cuba» marcado para as 16h30 de 15 de Julho (sábado) na Voz do Operário, em Lisboa. Os cartazes estão a ser colados, as tarjetas distribuídas, as publicações nas redes sociais partilhadas, os contactos com organizações e personalidades para se juntarem ao apelo reforçados.
No texto de mobilização reafirma-se que «Cuba merece e precisa da nossa solidariedade! O bloqueio a que tem estado sujeita coloca a necessidade de continuarmos a mobilizar vontades, ajuda e generosidade». A exigência do fim do bloqueio, acrescenta-se, é «parte integrante da luta por um mundo de paz e cooperação, livre de ingerências, sanções, guerras».
Nas últimas seis décadas, «Cuba mostra ao Mundo que a mobilização e a consciência de um povo são uma força invencível e que é possível, perante a hostilização de uma grande potência, enfrentar desafios e dificuldades, garantindo direitos a toda a população e um modelo de desenvolvimento assente na justiça social». Cuba não só nunca desistiu «dos direitos à saúde, à educação, à habitação, à cultura, à igualdade» como «nunca falhou com a solidariedade a outros povos».