Pela paz, contra a NATO

«Paz Sim! NATO Não!» é o lema da tribuna pública que terá lugar no próximo dia 12, quarta-feira, às 18h00 junto à Fundação José Saramago, em Lisboa. Promovida pelo CPPC, em conjunto com outras organizações, está em causa a condenação dos objectivos da cimeira da NATO, que por esses dias se realiza na capital da Lituânia, Vilnius.

No folheto de mobilização para a iniciativa, afirma-se que da cimeira sairão o incremento do militarismo, o aumento das despesas militares, a escalada armamentista e a intensificação da política de confrontação, «com as suas imensas consequências e riscos para a Humanidade». Lembra-se que a NATO é já, desde há muito, o principal motor do brutal aumento das despesas militares: em 2022, os seus 31 Estados-membros assumiram 55% do total, face aos 45% assumidos pelos restantes 164 países, os 13% da China ou os 3,9% da Rússia.

Denuncia-se ainda as centenas de bases militares espalhadas pelo mundo e a intenção de abrir uma delegação no Japão – que juntamente com outras alianças militares, como o AUKUS ou o QUAD – revela o objectivo de militarizar a Ásia, apontando à China.

A dissolução da NATO, o fim da escalada belicista e da corrida aos armamentos, o apoio aos refugiados e o cumprimento dos princípios da Carta das Nações Unidas, da Acta da Conferência de Helsínquia e da Constituição da República Portuguesa são algumas das reivindicações dos organizadores da tribuna.




Mais artigos de: Nacional

«Juntos por Cuba!»: intensa mobilização para 15 de Julho

Está já a ser divulgada em todo o País o «grande acto de solidariedade com Cuba» marcado para as 16h30 de 15 de Julho (sábado) na Voz do Operário, em Lisboa. Os cartazes estão a ser colados, as tarjetas distribuídas, as publicações nas redes sociais partilhadas, os contactos com organizações e...

CNA acusa o Governo de fechar os olhos à realidade do País

Na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alertou, no dia 28 de Junho, para o caos em que tem decorrido o processo de candidaturas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC).

Dez praias do litoral alentejano com transportes públicos gratuitos

Desde sábado, os cinco municípios do Litoral Alentejano (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira) disponibilizam transportes gratuitos para dez praias da região, nos meses de Julho e Agosto, no âmbito de um projecto-piloto para diminuir o tráfego automóvel nas zonas balneares, desenvolvido pela...

Acções do MURPI em todo o País

Hoje, 6 de Julho, a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI está na rua, em todo o País, para exigir do Governo «medidas imediatas» que permitam «envelhecer com qualidade de vida, segurança e alegria». Estão previstas acções em Beja (10h00, Portas de Mértola), Évora (10h00, praça do Giraldo),...