CDU na Madeira apresenta candidatos para romper com política de direita

A CDU apresentou os seus seis primeiros candidatos às eleições Regionais da Madeira. A lista é encabeçada por Edgar Silva, seguindo-se Ricardo Lume, Maria José Afonseca, Herlanda Amado, Duarte Martins e Marco Fernandes.

Agravamento dos problemas económicos e sociais

Os seis primeiros nomes da lista da CDU foram apresentados no Dia da Região, durante um almoço que juntou no Funchal mais de 200 pessoas e encerrou a «Semana Social/2023», intitulada o «Grito dos excluídos e anseios dos marginalizados». Nesta acção foi ainda apresentado o «Caderno Reivindicativo» da CDU, com dez medidas de implementação imediata para combater as injustiças e construir a alternativa política na Região Autónoma da Madeira.

Ali, Edgar Silva sublinhou que «a propaganda em torno dos “bons resultados da economia” não tem correspondência com a melhoria que se impõe nas condições de vida do povo nesta Região». «Pelo contrário, se há uma marca da realidade concreta da vida na Região é o agravamento dos problemas económicos e sociais», salientou o também Coordenador Regional do Partido, observando que o «aumento do custo de vida corrói o poder de compra da generalidade da população, de onde resultam graves retrocessos sociais», como foi identificado ao longo de toda a «Semana Social/2023».

Ainda segundo Edgar Silva, «tanto o Governo do PS, na República, como o Governo do PSD/CDS, na Região, são os responsáveis por toda uma política que agrava a exploração, acentua as desigualdades e injustiças». «Ambos os governos, quer lá, quer cá, optam pelo recurso a medidas pontuais e assistencialistas, em vez de medidas estruturais», como o «aumentos dos salários, pensões e outras pensões sociais».

Na segunda e terça-feira, Alma Rivera, deputada do PCP na Assembleia da República, juntou-se às jornadas de trabalho parlamentar promovidas pela CDU, onde foram abordadas, entre outros temas, questões relativas à promoção de políticas activas de segurança pública.

 

24 de Setembro

Anteontem, 4, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou as eleições para a Assembleia Legislativa da Região da Madeira para 24 de Setembro. A data foi defendida por PSD, PS, CDS e Juntos Pelo Povo, quando o Chefe de Estado ouviu os partidos com assento no Parlamento Regional da Madeira, em 21 de Junho, enquanto o PCP defendeu que as eleições deveriam ser em Outubro, de modo a criar um maior distanciamento entre o período de férias e o início do ano lectivo.

No passado dia 29, a maioria PSD/CDS no Parlamento madeirense chumbou uma proposta do PCP de alteração pontual da Lei Eleitoral, que visava eliminar as restrições ao voto antecipado e em mobilidade para a Assembleia Legislativa, introduzindo o modelo em vigor nas eleições europeias, presidenciais e legislativas nacionais. Não é compreensível, nem aceitável que o modelo da Madeira seja restritivo», disse na altura Ricardo Lume, deputado do PCP, confirmando que muitos madeirenses ficam impedidos de votar para o Parlamento Regional, contribuindo para aumentar a taxa de abstenção.




Mais artigos de: Nacional

«Juntos por Cuba!»: intensa mobilização para 15 de Julho

Está já a ser divulgada em todo o País o «grande acto de solidariedade com Cuba» marcado para as 16h30 de 15 de Julho (sábado) na Voz do Operário, em Lisboa. Os cartazes estão a ser colados, as tarjetas distribuídas, as publicações nas redes sociais partilhadas, os contactos com organizações e...

CNA acusa o Governo de fechar os olhos à realidade do País

Na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alertou, no dia 28 de Junho, para o caos em que tem decorrido o processo de candidaturas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC).

Pela paz, contra a NATO

«Paz Sim! NATO Não!» é o lema da tribuna pública que terá lugar no próximo dia 12, quarta-feira, às 18h00 junto à Fundação José Saramago, em Lisboa. Promovida pelo CPPC, em conjunto com outras organizações, está em causa a condenação dos objectivos da cimeira da NATO, que por esses dias se realiza na capital da Lituânia,...

Dez praias do litoral alentejano com transportes públicos gratuitos

Desde sábado, os cinco municípios do Litoral Alentejano (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira) disponibilizam transportes gratuitos para dez praias da região, nos meses de Julho e Agosto, no âmbito de um projecto-piloto para diminuir o tráfego automóvel nas zonas balneares, desenvolvido pela...

Acções do MURPI em todo o País

Hoje, 6 de Julho, a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI está na rua, em todo o País, para exigir do Governo «medidas imediatas» que permitam «envelhecer com qualidade de vida, segurança e alegria». Estão previstas acções em Beja (10h00, Portas de Mértola), Évora (10h00, praça do Giraldo),...