Convergência sobre problemas dos jovens

No âmbito de um conjunto alargado de reuniões e encontros com sectores muito diversos, o PCP esteve reunido, no dia 13, com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

«Os jovens não são apenas o futuro, são já o presente»

«Podemos dizer que estamos em sintonia, nos aspectos fundamentais, na caracterização dos problemas dos jovens do País. Saímos daqui mais ricos e com mais informações», salientou Paulo Raimundo, Secretário-geral do PCP, no final do encontro.

Falta de professores, de meios no Ensino Secundário; falta de financiamento, peso excessivo das propinas e a carência de alojamento estudantil no Ensino Superior foram algumas das questões sumariadas pelo dirigente comunista no que toca à educação. Centrais foram, também, as questões do trabalho, já que, para o dirigente comunista, «baixos salários e precariedade», não sendo «problemas particulares dos jovens, têm um impacto especial entre a juventude». O Secretário-geral lembrou, ainda, a gritante falta de respostas do Governo no que toca à habitação.

Para lá da sintonia sobre os problemas levantados, Paulo Raimundo relevou a concordância nas soluções avançadas. O aumento do parque habitacional público e o dos salários, a par da revogação das normas gravosas da legislação laboral, como a revogação da caducidade da contratação colectiva, foram algumas delas.

Por sua vez, Rui Oliveira, presidente da direcção do CNJ, valorizou a iniciativa do PCP em procurar aquela estrutura para discutir os problemas dos jovens. «Felizmente tivemos um partido que quis vir e conhecer o CNJ», afirmou, acrescentando que, apesar de encontros regulares com outras estruturas e partidos em espaços como a Assembleia da República, aquela foi a primeira vez que um partido demonstrou disponibilidade para ir ao encontro do CNJ.

 

Valorizar soluções propostas pela juventude

Em declarações ao Avante!, João Beirão, representante da JCP na direcção do CNJ, salientou outras duas questões abordadas durante a reunião. A falta de democracia nas escolas, «um problema de nível nacional», que o CNJ está empenhado em acompanhar, foi a primeira. As conclusões aprovadas por centenas de jovens no Encontro Nacional da Juventude, em Fevereiro, foi outra. Entre as quais, o fim faz propinas e dos exames nacionais.

«O trabalho da JCP no CNJ pauta-se pela defesa dos interesses da juventude e por encontrar convergências nesse sentido. Cerca de 50 organizações estão representadas nesta plataforma», salientou, por fim, o dirigente.

 

 



Mais artigos de: PCP

PCP comemora Abril e celebra os seus valores

Um grande almoço-comício em Vila do Conde, realizado no dia 16, deu continuidade às comemorações do 25 de Abril que o PCP realiza em todo o País. Paulo Raimundo salientou a importância de assinalar Abril e de lutar pela defesa e concretização dos seus valores.

A habitação não é mercadoria mas uma necessidade humana

«Ao arrepio da Constituição e dos valores de Abril, a política de direita impôs a liberalização da habitação» e pretendeu «convencer-nos de que é o mercado, e não o Estado, que está em melhores condições de garantir este direito. Os resultados deste caminho estão à vista», considerou Paulo Raimundo, no Encontro Nacional do PCP sobre a matéria.

Avante!, informação de verdade: tem início a campanha nacional de difusão

A Conferência Nacional do PCP «Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, responder às novas exigências», de 12 e 13 de Novembro de 2022, sublinhando o papel do Avante! não só como órgão central do PCP, mas também como instrumento indispensável para dar expressão aos interesses, lutas e problemas com que os trabalhadores e...

PCP reuniu com a Confagri

Uma delegação do PCP, encabeçada por Paulo Raimundo, reuniu, dia 12, com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri). No final, o Secretário-Geral do Partido sublinhou que temos todas as condições para aumentar a produção nacional e...

Boas surpresas

Aos 27 anos e com cerca de um ano de militância, Diogo é responsável pelo acompanhamento de uma concelhia do PCP na Área Metropolitana do Porto. A responsabilidade que assume não lhe foi atribuída num impulso. Este jovem membro do Partido, em ambos os sentidos, integrou o trabalho colectivo...