«Atropelo à democracia» na Secundária du Bocage
Após a sessão de apresentação do Programa Nacional de Incentivo ao Associativismo Estudantil «Associa-te», que aconteceu no dia 29 de Março em Setúbal, a aluna que deu a conhecer o pouco apoio da Escola Secundáriadu Bocage à Associação de Estudantes (AE) viu-se com um processo disciplinar e a AE foi destituída pela direcção da escola, uma situação que o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) qualificou como «atropelo à democracia».Foi também cancelado um torneio de jogos. Na presença da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, a representante da AE informou que foi preciso esperar mais de três meses após a sua eleição para o primeiro encontro com a direcção da escola.
A CNJ já pediu esclarecimentos à direcção do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage e, caso se confirme, o CNJ acredita que a direcção da escola em questão «não reúne condições para manter-se à frente deste estabelecimento de ensino público».
«Deve ser tomada uma posição para garantir que os estudantes podem exercer livremente os seus direitos de associação e organização», defende o Conselho, que considera: «Qualquer AE deve ser autónoma e independente da direcção de uma escola e nunca refém das suas vontades».
Para o CNJ, a situação descrita é «preocupante», uma vez que «sugere que a escola pode estar a limitar a liberdade de associação dos seus alunos e levanta questões importantes sobre o papel das escolas e dos educadores na promoção do associativismo estudantil, que é uma das principais formas de participação cívica dos jovens». «Espera-se que a situação em particular seja resolvida de forma justa e que os estudantes envolvidos possam continuar a exercer os seus direitos de associação e organização de forma autónoma», acrescenta.