Fectrans exige actualização de pensões da «Caixa 27»

Sem resposta do Governo aos ofícios enviados em Outubro, a Fectrans/CGTP-IN admite promover, ainda este mês, uma vigília em frente ao Ministério do Trabalho, para «discutir a resolução da situação dos reformados e pensionistas do regime especial da “Caixa de 1927” dos ferroviários, que estão sem qualquer actualização desde 2009».

Os pensionistas integrados neste regime especial são antigos ferroviários e familiares e «sempre foram excluídos dos regimes de actualização de pensões», explicou a federação, numa nota de 27 de Janeiro.

Na «Caixa 27», o aumento das pensões é indexado à actualização dos salários dos trabalhadores ferroviários da CP, que «estiveram congelados entre 2009 e 2018». As actualizações salariais, em 2018, 2020 e 2022, não se reflectiram no valor das pensões dos beneficiários do regime especial.

Estes pensionistas também não beneficiaram das actualizações extraordinárias dos últimos anos, nem do complemento excepcional previsto no DL 57- C/2022, de 6 de Setembro.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Enfermeiros em «mês de luta»

As greves de hoje, nos hospitais de Loures, Amadora-Sintra e Vila Franca de Xira, realizada em conjunto por enfermeiros e demais trabalhadores, inclui uma concentração junto do Ministério da Saúde, às 12 horas. Esta é uma iniciativa conjunta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e do...