CDU exige o fim da «caça à multa» em Vila Real
A CDU lançou um abaixo-assinado que alerta para a redução dos lugares de estacionamento gratuito em Vila Real, face à nova concessão do estacionamento, à empresa ESSE por 30 anos, que entra em vigor a 2 de Janeiro.
Os transportes públicos no concelho são escassos
A recolha de assinaturas arrancou no dia 21 de Dezembro, na zona do Mercado Municipal, no centro da cidade. Antes, foi colocado um outdoorcom a mensagem: «A prenda de Natal da Câmara Municipal de Vila Real (CMVR) é uma multa no para-brisas do carro!».
Com esta petição, a CDU quer reverter a concessão a privados desta competência municipal. «A CMVR andou a fazer obras durante meses nas ruas, mas afinal não foi para melhorar a mobilidade. A sua preocupação não teve nada a ver com os peões. O seu objectivo principal foi eliminar lugares de estacionamento gratuitos e obrigar os carros a ficar em lugares pagos!», lê-se no documento que está a ser recolhido até ao final do mês de Janeiro e que será posteriormente enviado para o município.
No abaixo-assinado refere-se ainda que Vila Real é um concelho com poucos transportes públicos e quem precisa de se deslocar fá-lo, na maioria dos casos, usando carro próprio; que a maioria das ruas não têm lugares de estacionamento gratuito; que a maioria das casas na cidade de Vila Real não têm lugar de garagem e que a «meia dúzia» de parques de estacionamento públicos são claramente insuficientes.
Opção negativa
Em nota de imprensa, a CDU reforça que a nova concessão de estacionamento levada a cabo pela CMVR – decidida a 7 de Fevereiro de 2022 – revelou-se «uma opção profundamente negativa para a cidade, agravando um problema já conhecido».
«A escassez de estacionamento e de transportes públicos, bem como a falta de organização do espaço urbano e planificação da mobilidade no concelho, têm sido geradoras de fundados descontentamentos» e de «muitas dores de cabeça para os vila-realenses em horas de ponta», acentua a Coligação PCP-PEV.