9.º Congresso da CNA em Viseu
«Concretizar o Estatuto, Defender a Agricultura Familiar, Lutar pela Soberania Alimentar» é o lema do 9.º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que se vai realizar no dia 6 de Novembro, no Pavilhão Multiusos de Viseu. O Congresso da CNA e da Agricultura Familiar vai discutir e apontar caminhos para defender a produção nacional, os rendimentos dos agricultores e melhores políticas para a agricultura, em particular para a Agricultura Familiar, pela soberania alimentar do País e por um mundo rural vivo.
Duro golpe
Em nota divulgada na sexta-feira, a CNA alerta para «mais um duro golpe» contra os pequenos e médios agricultores que «voltam a ser vítimas de cortes» por parte do Governo, desta vez com os custos com a electricidade verde nas explorações agrícolas e pecuárias.
Segundo a Confederação, muitos pequenos e médios agricultores recebiam um apoio de 20 por cento no valor da factura da electricidade, que é agora cortado para 10 por cento. Tal acontece devido a uma «artimanha legal», através de um diploma assinado pelos ministérios da Agricultura e Finanças. Estes cortes são, para a CNA, «inaceitáveis, numa altura em que enfrentamos uma crise sem precedentes na agricultura e em que os custos dos factores de produção, nomeadamente da electricidade, não param de aumentar».