Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas
As micro, pequenas e médias empresas (MPME) «representam no mundo mais de 90 por cento do total das empresas», são «a espinha dorsal da maioria das economias do mundo» e «desempenham um papel fundamental nos países em desenvolvimento». Os dados são avançados pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), no Dia Internacional das MPME, comemorado a 27 de Junho.
Segundo a mesma fonte, as MPME «criam sete em cada dez empregos nos mercados emergentes» e são «responsáveis por mais de 70 por cento de todos os empregos em todo o mundo e dois terços dos empregos do sector privado».
O lema deste ano do Dia Internacional das MPME é «resiliência e reconstrução», salientando o papel das MPME para o desenvolvimento sustentável na vanguarda da reconstrução e os impactos que os empreendedores enfrentam devido à COVID-19, à crise climática e aos conflitos. «Depois de dois anos de uma crise pandémica», este sector, em Portugal, «sobreviveu quase sem apoios ou quando existiram foram tardios», alertou a CPPME, que está preocupada com a «situação internacional» e com o aumento das matérias-primas para «patamares nunca antes vistos».