Venezuela reforça relações com Turquia, Argélia e Irão

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, efectuou na semana passada um périplo internacional com o objectivo de fortalecer as relações de cooperação nos planos político e económico com aliados estratégicos em diferentes continentes.

Visitou primeiro a Turquia, onde manteve conversações com o seu homólogo Recep Tayyp Erdogan, durante as quais as duas partes destacaram a solidez dos laços bilaterais. Foram assinados três acordos de cooperação em matéria de finanças, turismo, agricultura e protecção de recursos naturais. Os empresários turcos foram convidados a investir na Venezuela, cuja economia apresenta grandes potencialidades de crescimento.

O chefe do Estado venezuelano viajou depois para a Argélia, onde se reuniu com o presidente argelino Abdelmadjid Tebboune visando o relançamento da comissão mista de alto nível. A decisão abre as portas à cooperação bilateral nos sectores de economia, energia, comércio e finanças, cultura e educação. Os dois dirigentes discutiram temas ligados ao petróleo e ao gás, entre outros, e decidiram estabelecer uma ligação aérea directa entre Caracas e Argel. Ambos os chefes de Estado reafirmaram o apoio dos respectivos governos à soberania e autodeterminação dos povos da Palestina e da República Árabe Saharaui Democrática.

Teerão foi a terceira paragem da viagem do presidente venezuelano. Nicolás Maduro e o seu homólogo iraniano, Seyed Ebrahim Raisi, ratificaram a vontade de elevar ao mais alto nível as alianças de cooperação estratégica entre os dois países produtores de petróleo. Foram assinados vários acordos de intercâmbio em sectores chaves como energia, transportes, turismo e agricultura.

 



Mais artigos de: Internacional

BRICS fortalecem cooperação

Os BRICS acordaram em fortalecer a cooperação em sistemas multilaterais de comércio e em sectores como economia digital, investimentos, desenvolvimento sustentável e estabilidade da cadeia de abastecimentos.

Forças progressistas da Colômbia podem chegar à presidência do país

As forças alternativas e de esquerda na Colômbia têm possibilidades reais de, pela primeira vez, chegarem à presidência do país sul-americano, através de um triunfo do Pacto Histórico na segunda volta das eleições presidenciais, no próximo domingo, 19. A uma semana da ida às urnas, esta coligação – integrada por...

Fracassou no Sudão diálogo com golpistas

No Sudão, foram «suspensas por tempo indefinido» as negociações com vista a uma solução para a crise política no país. O processo era dirigido por um mecanismo tripartido, formado pela Missão de Assistência para a Transição, das Nações Unidas, a União Africana e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento,...