Cuba forma médicos e investe na saúde enquanto outros «investem» em armas

Os deputados do Partido Comunista Português no Parlamento Europeu (PE), João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, participaram na semana passada numa iniciativa promovida pelo Grupo de Amizade com Cuba do PE sobre a cooperação médica cubana.

Nesta acção estiveram presentes a médica Nikda López e a enfermeira Maribel González, que fazem parte das brigadas médicas cubanas. Estas profissionais de saúde deram um emotivo testemunho de como Cuba, apesar de estar submetida a um criminoso bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América há mais de 60 anos, é solidária, enviando equipas médicas para os mais recônditos lugares do mundo. Destacaram que, enquanto outros países «investem» em armas, Cuba forma médicos e reforça o seu serviço público de saúde.

O deputado João Pimenta Lopes, intervindo na iniciativa, frisou que o povo cubano demonstra, com a solidariedade, que são possíveis uma sociedade alternativa e relações internacionais baseadas na cooperação entre os povos e no internacionalismo.




Mais artigos de: Europa

Libertem Julian Assange, apelam deputados no PE

Por iniciativa dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, 45 eleitos de diversos grupos políticos apelaram à imediata libertação de Julian Assange. Reclamam do governo britânico que recuse a extradição para os EUA e às autoridades norte-americanas que ponham termo às acusações contra o fundador da WikiLeaks.

Tributar… mas não muito

O Parlamento Europeu discute esta semana a proposta de Directiva sobre um nível mínimo de tributação para os grupos multinacionais. Esta proposta surge na sequência do acordo alcançado na reunião do G20 de 30 de Outubro de 2021 para instituir uma taxa global mínima de 15%. É certo que esta...