Deputada do PCP no PE com trabalhadores no Algarve
Sandra Pereira esteve no dia 1 de Abril em contacto com trabalhadores algarvios, manifestando a solidariedade comunista para com as suas lutas e reivindicações, mostrando que este é o Partido que nunca deixará de estar ao seu lado.
Salários, direitos, carreiras e produção estiveram no centro das preocupações
A intensa jornada de trabalho passou pelo Aeroporto de Faro, onde trabalhadores da ANA – Aeroportos de Portugal, se concentraram, convocados pelo SITAVA, contra a suspensão das contribuições para o fundo de pensões e a denúncia patronal do acordo de empresa.
Sandra Pereira não deixou porém de insistir em questões que vão também ao encontro de outras importantes aspirações laborais, caso da «necessidade de valorizar salários, carreiras e direitos dos trabalhadores da aviação civil, cada vez mais sujeitos à desregulação de horários, a baixos salários e à precariedade, realidades que são inseparáveis dos processos de privatização e liberalização que os governos do PS e do PSD, e a própria União Europeia, impuseram ao sector da aviação civil».
«A valorização do turismo na região – principal actividade económica – não pode continuar a ser feita à custa de baixos salários e da precariedade», insistiu ainda a delegação do PCP, segundo relatou, em nota à imprensa, a Organização Regional do Algarve.
A mesma fonte informou, ainda, que em Faro a deputada do PCP no Parlamento Europeu encontrou-se com associações do sector do táxi, profundamente afectado pela especulação em torno do preço dos combustíveis, tendo dado a conhecer as propostas do PCP.
Nesse mesmo dia 1 de Abril, Sandra Pereira esteve ainda nos concelhos de Loulé, Castro Marim e Vila Real de Santo António. No primeiro, contactou trabalhadores do Centro de Distribuição Postal, a braços com a degradação das condições laborais e do serviço desde a privatização da empresa; no segundo, com produtores de sal, defendeu a valorização da produção nacional e regional enquanto factor de progresso e soberania, e reiterou que o PCP está contra a rotulagem do sal industrial como produto biológico.
Em Vila Real de Santo António, Sandra Pereira interveio na sessão pública «A guerra na Ucrânia, o papel da UE e a luta pela paz».
Em Portimão
com enfermeiros
Paralelamente ao périplo de Sandra Pereira no Algarve, uma delegação do Partido integrada, entre outros, por Lurdes Melo, eleita na AM de Portimão, dirigiu-se aos enfermeiros que, dia 1 de Abril, protestaram frente ao hospital da cidade, expressando-lhes a posição do PCP quanto à necessidade de reforçar o SNS e valorizar os profissionais de Saúde.
A concentração promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros teve como principal objectivo denunciar o incumprimento do acordo, assinado em 2019, para a progressão dos enfermeiros, o qual os clínicos exigem que a ARS e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve cumpram sem demora.