12.º Congresso da US Coimbra
No dia 11, sexta-feira, na sala D. Afonso Henriques do Convento de São Francisco, realizou-se o 12.º Congresso da União dos Sindicatos de Coimbra, sob o lema «Desenvolver o distrito: emprego, salários, direitos, protecção social e serviços públicos – Intervir, lutar, valorizar os trabalhadores».
A secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, esteve presente e interveio no encerramento.
Durante a manhã e a tarde, 117 delegados de 16 sindicatos analisaram a situação social e laboral e a intervenção do movimento sindical unitário, na base do Relatório de Actividades no mandato findo e das Orientações para o Desenvolvimento do Trabalho Sindical para os próximos quatro anos.
Além destes documentos, foram aprovadas moções, destacando a exigência de melhoria dos salários, tomando posição contra a guerra e em defesa da paz, reclamando igualdade entre mulheres e homens, apelando à participação nas comemorações populares do 25 de Abril e nas manifestações do 1.º de Maio, pugnando pelo reforço dos serviços públicos e das funções sociais do Estado.
A direcção da USC/CGTP-IN, eleita no Congresso, é composta por 23 dirigentes sindicais, sendo 11 mulheres e 12 homens. Nove não faziam parte da direcção cessante. Foram apresentados ao Congresso a composição do secretariado e a coordenadora da direcção da União, Luísa Silva.
No Congresso esteve uma delegação da Organização Regional de Coimbra do PCP, que enviou uma saudação ao Congresso.