Preços exorbitantes nos combustíveis

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul promoveu, anteontem, 15 de Março, um buzinão no acesso à Ponte 25 de Abril, no viaduto do Pragal, contra os preços exorbitantes dos combustíveis em Portugal, que penalizam fortemente as famílias, considerando o contexto de baixos salários que se vive em Portugal.

Esta comissão tem reivindicado junto do Governo, desde há muitos meses, a necessidade de baixar e regular o preço dos combustíveis. No entanto, o Executivo PS «tem permitido uma escalada injustificável no aumento dos preços, tanto mais que os combustíveis existentes nos postos de abastecimento e armazenamento foram, certamente, adquiridos há muito tempo e a preços mais baixos», consideram os utentes, para quem «o pretexto da guerra» para aumentar os combustíveis «é um falso argumento».

É urgente que «se ponha termo à guerra que só serve os interesses dos especuladores» e «encontrar todas as formas de restabelecer a paz», refere a Comissão de Utentes.

Carga fiscal

Também a Confederação Portuguesa das Pequenas e Médias Empresas (CPPME) exige a redução imediata da carga fiscal sobre todos os combustíveis e o fim da especulação com o estabelecimento de preços máximos para a sua comercialização. «Os aumentos agora em curso estão relacionados com a pressão especulativa e oportunista do mercado de gás e do petróleo, em tempo de conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia», salienta a Confederação, esclarecendo que «nenhum dos combustíveis que se encontram armazenados, em processamento ou em distribuição, foi produzido com matérias-primas acima de 80-85 dólares, nem com combustíveis de origem russa, tal como foi recentemente afirmado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros».

Entre outras medidas, a CPPME afirma que o Governo deve «rever a sua política fiscal relativamente ao valor dos impostos e dos impostos sobre os impostos, que incidem nos combustíveis, começando por acabar com a dupla tributação e o adicional do ISP».

 



Mais artigos de: Nacional

Seixal prorroga transferência de encargos

A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, no dia 2 de Março, a prorrogação do prazo de transferência das competências para a autarquia, no domínio da acção social, até 1 de Janeiro de 2023.

JCP promove concurso literário

Até 1 de Abril, estão abertas as inscrições para o Concurso Literário «Que seria de nós se não sonhássemos», integrado nas comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, levadas a cabo pelo PCP e pela JCP, sob o lema «Centenário de José Saramago – escritor universal, intelectual de Abril, militante...

Freguesias exigem revogação da «lei Relvas»

Sob o lema «Freguesias 20/30 – Valorizar Portugal», Braga acolheu, de sexta-feira a domingo, o XVIII Congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre). Durante os três dias, os cerca de mil autarcas de todo o País, representantes das 3092 freguesias portuguesas, debateram temas como a participação das juntas de...