Saudada vitória na CM Santarém

O PCP saudou os trabalhadores da Câmara Municipal de Santarém e a sua vitória pelo pagamento do Subsídio de Penosidade e Insalubridade, com retroactivos e no seu mais alto valor.

Subsídio é resultado da luta dos trabalhadores e da intervenção do PCP

Depois de quase um ano, cerca de 71 trabalhadores daquele município, através de sua luta organizada e da acção do seu sindicato de classe, o STAL/CGTP-IN, irão receber o valor mais alto do Subsídio de Penosidade e Insalubridade, com direito ao pagamento dos retroactivos referentes aos primeiros três meses de 2021, uma vez que os trabalhadores abrangidos pela lei (OE2021) só o começaram a receber a partir de Abril do ano passado.

O processo de atribuição do Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco a todos os trabalhadores que exercem actividades profissionais em situações susceptíveis de provocar danos excepcionais à sua saúde dura já há mais de 20 anos, desde a sua aprovação em decreto-lei. No entanto, a verdade é que apenas agora irá ser aplicado, como resultado da luta dos trabalhadores e da intervenção decisiva do PCP.

«Os trabalhadores podem contar com o PCP e a sua intervenção decisiva na luta de todos os dias, na defesa do que se conquistou, e prosseguir o caminho de reposição e conquista de direitos», pode-se ler no documento distribuído aos trabalhadores da Câmara Municipal de Santarém.

Desde Maio do ano passado que os funcionários do município reclamavam a aplicação deste suplemento nos valores exigidos pelo STAL, ou seja, 15 por cento da remuneração-base diária. Em Setembro, por exemplo, realizaram uma acção de luta, que percorreu o distrito inteiro, sob o mote Esta autarquia não cumpre o Orçamento do Estado, que denunciou situações de trabalhadores, com direito ao subsídio, que tinham sido deixados de fora. Nos dia 27 de Dezembro e 3 de Janeiro fizeram greve.

Caminho para avançar

Para o PCP, esta conquista mostrou que é possível avançar nos direitos dos trabalhadores e que vale a pena lutar.

A valorização real dos salários para todos os trabalhadores, a correcção da tabela remuneratória única, a recuperação e valorização das carreiras, a revogação do sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública, a reposição de 25 dias de férias e a reposição de indemnizações por acidente de trabalho, são alguns dos objectivos que o PCP propõe aos trabalhadores da Câmara Municipal.

 



Mais artigos de: PCP

É já no domingo o comício do PCP no Campo Pequeno

É já no próximo domingo, 6 de Março, o comício do PCP no Campo Pequeno, em Lisboa, que culminará as comemorações do Centenário do PCP, assinalará o seu 101.º aniversário e constituirá uma grande ação de massas, que incorpora um importante apelo «Pela Paz, Contra a Guerra».

Cada contributo individual reforça o Partido

Divergem em motivos, idades, profissões, regiões e, até, nas heranças culturais e tradições familiares. Os caminhos dos novos militantes comunistas, cujas histórias têm sido relatadas no Avante!, não são de todo lineares. Pelo contrário, há uma miríade de motivações a guiar cada um até ao...

Comunistas debatem situação no Leste da Europa

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP promoveu, no dia 17 de Fevereiro, um debate sobre a situação no Leste da Europa, que contou com a presença de Luís Carapinha, membro da Secção Internacional do PCP. Na iniciativa, participaram mais de 100 camaradas que discutiram alguns dos elementos da escalada de...

Cumprir os direitos das mulheres

Num folheto que será distribuído em todo o País a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o PCP «saúda a luta das mulheres pela igualdade, contra a exploração laboral, os baixos salários e pensões, o aumento do custo de vida, as discriminações, injustiças e violências que se agravam no contexto da COVID-19». Para os...