Economia do Vietname cresceu e exportações bateram recorde
A economia do Vietname cresceu 2,58 por cento em 2021 apesar do comportamento mais inclemente da pandemia de COVID-19 no ano que terminou, em relação a 2020.
Em Hanói, o Ministério de Planificação e Investimentos indicou que a quarta vaga pandémica, em finais de Abril, e as medidas de confinamento afectaram gravemente a produção, o comércio a retalho e os serviços, em particular os associados ao turismo.
Explicou que de Setembro a Dezembro a economia vietnamita expandiu-se 5,22 por cento, mais 4,61 por cento que em igual período de 2020, mas muito abaixo do registado de 2011 a 2019.
Entre os sectores que mais contribuíram para o Produto Interno Bruto encontram-se os sectores agro-silvícola e aquícola, de indústria e construção e serviços, todos com modesto crescimento.
O Gabinete Geral de Estatísticas informou, por outro lado, que o Vietname exportou no ano findo bens e serviços no valor recorde de 336 mil e 250 milhões de dólares, cerca de 19 por cento mais que em 2020.
As importações ascenderam a 332 mil e 250 milhões de dólares, pelo que, entre compras e vendas, houve um excedente de quatro mil milhões de dólares.
Pela primeira vez, o Vietname teve seis anos seguidos de balança comercial positiva, embora o crescimento das exportações (19 por cento) tenha sido inferior ao das importações (26,5 por cento).
Os Estados Unidos da América foram o maior destino dos produtos vietnamitas, com 95 mil milhões de dólares, enquanto a China voltou a ser o maior fornecedor (quase 110 mil milhões de dólares).
Outros dados mostram que o Vietname foi em 2021 o segundo maior exportador de café, depois do Brasil, ao cobrir 8,3 por cento da procura mundial do grão. Os principais compradores foram a União Europeia (38 por cento), os membros da Associação de Países do Sudeste Asiático, EUA, Rússia, Japão e Reino Unido.
Para a economia do Vietname contribuíram, de forma positiva, as remessas dos emigrantes que, em 2021, atingiram o máximo histórico de 18 mil milhões de dólares (5 por cento do PIB). Cerca de cinco milhões de vietnamitas vivem e trabalham em 130 países.