Avanços nos seguros

Com a de­cisão de passar todo o pes­soal da Ibero As­sis­tência para a Mapfre Asis­tencia, a partir de 1 de Ja­neiro de 2022, estes tra­ba­lha­dores passam a estar en­qua­drados na ac­ti­vi­dade se­gu­ra­dora e ficam abran­gidos pelo Acordo Co­lec­tivo de Tra­balho as­si­nado com o grupo de origem es­pa­nhola.

Num co­mu­ni­cado, o Sin­di­cato Na­ci­onal dos Pro­fis­si­o­nais de Se­guros e Afins (Si­napsa), re­cordou que sempre de­fendeu esta al­te­ração, agora de­ci­dida «com ex­presso re­co­nhe­ci­mento de toda a an­ti­gui­dade».

Dos di­reitos que passam a ser apli­cados também a estes tra­ba­lha­dores, o sin­di­cato des­tacou o ho­rário de tra­balho (35 horas se­ma­nais e sete horas diá­rias), pro­mo­ções e pro­gressão sa­la­rial, sub­sídio de turno (20%), com­ple­mento do sub­sídio por do­ença, 25 dias úteis de fé­rias, dis­pensas no Natal e na Páscoa e fe­riado na terça-feira de Car­naval, se­guros de saúde e de vida, um plano in­di­vi­dual de re­forma e um prémio de per­ma­nência.

«Estes di­reitos foram todos ne­go­ci­ados pelo Si­napsa e a sua apli­cação só é ga­ran­tida através da sin­di­ca­li­zação», re­fere-se ainda no co­mu­ni­cado.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Unidade, firmeza e solidariedade marcaram greve na Amarsul

«Se não con­ti­nu­armos, vão fazer con­nosco o que qui­serem a partir daqui», ob­servou uma tra­ba­lha­dora no Eco­parque do Seixal, as­se­gu­rando nova res­posta à ad­mi­nis­tração se esta con­ti­nuar in­tran­si­gente.

É central para travar a pobreza lutar por melhores salários

No de­bate da CGTP-IN, no dia 3, sobre «Sa­lá­rios, em­prego, pre­ca­ri­e­dade e po­breza de quem tra­balha» foi re­a­fir­mada a ac­tu­a­li­dade das rei­vin­di­ca­ções e das pri­o­ri­dades da acção sin­dical e da luta.

Falsas expectativas comprovadas

«Atempadamente denunciámos que a última reunião de “negociação” apenas tinha como objectivo criar falsas expectativas», recordou a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, no dia 30 de Novembro, quando foi revelado pelo INE o valor da inflação média a 12 meses, seguida da confirmação da decisão do Governo de...

Greve na Novadis

Contra o «banco» de horas negociado entre os patrões e a UGT, contra a discriminação salarial geográfica, pela integração dos trabalhadores da distribuidora nos quadros da SCC Heineken e por melhores salários e condições de trabalho, os trabalhadores da Novadis, organizados no Sintab/CGTP-IN,...