Centenário do PCP comemorado com cultura e muita convicção

Em todo o País, em múltiplas e diversificadas iniciativas, prosseguem as comemorações do Centenário do PCP, onde se exalta um século de luta heróica e um projecto de democracia e socialismo apontado ao futuro.

Prosseguem em bom ritmo as comemorações do Centenário do PCP

Casa cheia no Auditório António Chaínho, em Santiago do Cacém, dia 1, para o espectáculo comemorativo do Centenário do PCP. Intitulado É tão lindo o meu Partido, recorre a peças literárias, poéticas, musicais de tipo tradicional, popular ou erudito, discursivas ou jornalísticas, para contar a história do PCP desde 1921, cruzando os planos local e regional com os planos nacional e internacional da luta do povo alentejano e do povo português.

Com forte componente multimédia, o espectáculo revela acontecimentos e tempos históricos nos quais o PCP teve um papel fundamental na luta do povo português pela liberdade, a democracia, a dignidade e o futuro. Entre os artistas convidados contam-se Coral Harmonia; Coral Vozes D’Arte; Duarte; Fernanda Bacalhau; Fernando Malão; Grupo Coral e Etnográfico de Grândola; Grupo Coral Fora d’Oras; Grupo Coral Feminino Papoilas do Enxoé, de Vale Vargo; João Morais (O GAJO); João Vitorino; José Russo; Maria Leonardo Madeira; Maria Marrafa; Nuno do Ó; Paulo Ribeiro; Raia: Planeta Campaniça – To-Zé Bexiga, Rosário Gonzaga, Vozes Além Tejo.

Este foi o primeiro dos quatro espectáculos que percorrerá as quatro regiões do Alentejo. O próximo tem lugar em Avis, a 11 de Dezembro. Segue-se Évora e Beja, respectivamente a 12 e 19 de Fevereiro de 2022.





Mais artigos de: PCP

Pessoas com deficiência por direitos e autonomia

Assinalando, a 3 de Dezembro, o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência, o PCP reafirma a defesa de uma nova política que consagre plenamente o direito a uma vida autónoma, independente e digna.

Tão novo e tão velho

Surgiu recentemente no panorama mediático algo que foi apresentado como a mais significativa novidade dos últimos anos: o aparecimento de um novo canal de televisão, que viria alterar por completo a forma como as notícias são dadas em Portugal. O rigor, a exigência, a independência e tantos outros adjectivos foram usados...

A felicidade do ser humano é objectivo da luta dos comunistas

Com origens e percursos de vida diferenciados, são muitos os que se juntam hoje ao PCP, integrando-se nas suas fileiras, desempenhado tarefas, assumindo responsabilidades – dando-lhe mais força na luta que trava pelos direitos, a democracia e o socialismo.

Monumento ao Vidreiro é marco antifascista

«A Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP afirma o seu frontal desacordo com a intenção dos vereadores da Câmara Municipal do “+MPM” e do Partido Socialista de alteração da localização do Monumento ao Vidreiro, retirando-o do local central da Rotunda do Vidreiro». «É no local onde sempre esteve que este monumento...

Comemorações com os olhos no futuro

Em Peniche, no domingo, foi apresentado o livro 100 anos de Luta num vivo debate que contou com a participação de Manuel Rodrigues, da Comissão Política. A iniciativa serviu também para encerrar a exposição alusiva ao Centenário que durante duas semanas esteve patente no Museu Nacional Resistência e Liberdade, instalado...