Pessoas com deficiência por direitos e autonomia

Assinalando, a 3 de Dezembro, o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência, o PCP reafirma a defesa de uma nova política que consagre plenamente o direito a uma vida autónoma, independente e digna.

Os direitos consagrados têm de ser efectivados

Saudando as pessoas com deficiência e suas famílias e valorizando a acção diária das organizações que intervêm sobre estas questões para «vencer invisibilidades, acrescidas dificuldades e obstáculos com que se confrontam», o PCP realça a necessidade de assegurar direitos na lei e na vida. Com esse objectivo, aliás, o Partido tem apresentado diversas propostas, designadamente na Assembleia da República.

Entre outras questões, o PCP defende a garantia de acesso de todos ao atestado multiusos e a sua gratuitidade, a eliminação das dificuldades de acesso aos produtos de apoio e eliminação das barreiras arquitectónicas, o reforço da protecção social dos sinistrados do trabalho, o alargamento dos critérios de atribuição da prestação social para a inclusão, a implementação do modelo de vida independente e a criação de um regime de antecipação da idade de reforma.

O Partido valoriza ainda «importantes avanços que se têm dado no reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência», para os quais aliás tem contribuído, ao mesmo tempo que destaca a necessidade de uma nova política que ponha fim ao reiterado incumprimento de muitos destes direitos.

No caso concreto das crianças com necessidades educativas especiais, o Partido considera fundamental assegurar uma «escola pública que lhes proporcione a igualdade de oportunidades nas aprendizagens», através da redução do número de alunos por turma e o reforço do número de professores da educação especial. Ao mesmo tempo que assegure aos jovens uma «transição para a vida activa assente no direito a terem direitos, sonhos e aspirações».




Mais artigos de: PCP

Tão novo e tão velho

Surgiu recentemente no panorama mediático algo que foi apresentado como a mais significativa novidade dos últimos anos: o aparecimento de um novo canal de televisão, que viria alterar por completo a forma como as notícias são dadas em Portugal. O rigor, a exigência, a independência e tantos outros adjectivos foram usados...

A felicidade do ser humano é objectivo da luta dos comunistas

Com origens e percursos de vida diferenciados, são muitos os que se juntam hoje ao PCP, integrando-se nas suas fileiras, desempenhado tarefas, assumindo responsabilidades – dando-lhe mais força na luta que trava pelos direitos, a democracia e o socialismo.

Monumento ao Vidreiro é marco antifascista

«A Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP afirma o seu frontal desacordo com a intenção dos vereadores da Câmara Municipal do “+MPM” e do Partido Socialista de alteração da localização do Monumento ao Vidreiro, retirando-o do local central da Rotunda do Vidreiro». «É no local onde sempre esteve que este monumento...

Comemorações com os olhos no futuro

Em Peniche, no domingo, foi apresentado o livro 100 anos de Luta num vivo debate que contou com a participação de Manuel Rodrigues, da Comissão Política. A iniciativa serviu também para encerrar a exposição alusiva ao Centenário que durante duas semanas esteve patente no Museu Nacional Resistência e Liberdade, instalado...