CDU propõe futuro de confiança para o Norte

Jerónimo de Sousa esteve, no dia 17, no Norte do País, em acções no Minho e no distrito do Porto, naquele que foi o quarto dia do período oficial de campanha para as eleições autárquicas do próximo domingos.

Reforço da CDU é caminho seguro para resolver problemas das populações

Foi em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda, que a CDU realizou a primeira iniciativa do dia. Para o Secretário-geral do PCP, o povo da cidade minhota está ciente do empenho e da dedicação dos eleitos da CDU, «reconhecem a sua obra, as suas realizações, designadamente na União de Freguesias da cidade de Viana do Castelo e na vila de Darque», onde a coligação PCP-PEV assume e exerce o «poder ao serviço das populações».

«É votando na CDU que os vianenses encontram a sólida garantia de defesa da água pública, da luta pelo fim do pórtico na A28, pelo direito à habitação, à saúde, à educação ou à cultura para todos», enumerou Cláudia Marinho, actual vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo que uma vez mais se candidata à presidência daquela autarquia.

Helena Brito, candidata à União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, relembrou que nas listas da CDU existe «gente de comprovada experiência e dedicação, que possui um conhecimento rigoroso deste território e dos seus habitantes».

Valorizar trabalhadores e serviços em Braga
A segunda paragem do Secretário-geral do PCP foi Braga, onde visitou as oficinas dos Transportes Urbanos de Braga, empresa onde laboram 230 motoristas e 30 trabalhadores de oficina.

A candidata da CDU à Câmara Municipal, Bárbara Seco de Barros, que acompanhou Jerónimo de Sousa, lembrou na ocasião que a valorização dos trabalhadores e a defesa dos serviços públicos de qualidade são, para além de dois eixos fundamentais da candidatura da CDU àquele município minhoto, os objectivos daquela visita. «É essencial valorizar esta empresa e estes trabalhadores que são fundamentais para o concelho e para o seu crescimento e desenvolvimento», afirmou.

Por sua vez, Jerónimo de Sousa reivindicou o pagamento das horas extras prestadas por muitos trabalhadores dos equipamentos municipais bracarenses, que se encontram ainda por saldar, e a necessidade de reforçar a oferta de transportes públicos no concelho.

Devolver a cidade aos portuenses
A terceira iniciativa do dia foi no Porto, onde o Secretário-geral participou num comício realizado na Praça da Corujeira, em Campanhã.

Concordando com o orador anterior – José Maria Gomes, candidato à junta de Freguesia de Campanhã –, o primeiro candidato à Assembleia Municipal, Rui Sá, garantiu que «votar no PS em Campanhã é votar no Rui Moreira». A CDU «não quer o absolutismo na cidade do Porto» e espera que o povo portuense, no dia 26, «mostre confiança na verdadeira política alternativa» que a CDU também ali representa.

Ilda Figueiredo, candidata à presidência da Câmara Municipal do Porto, afirmou que PCP e PEV «têm um trabalho permanente ao longo de todo o mandato e não apenas na fase de campanha». É esse mesmo trabalho que garante a viabilidade das propostas apresentadas pela CDU, como a reabilitação de casas e de ilhas completamente degradadas, políticas de apoio ao arrendamento, de rendas controladas e de habitação pública para que os trabalhadores voltem a adquirir o direito de «viver na cidade, independentemente do seu rendimento».

Para Jerónimo de Sousa, os «eleitos da CDU estiveram sempre onde era preciso estar, ao lado das populações na resolução dos seus problemas». Estes eleitos, bem como os restantes candidatos e activistas da coligação, são ainda «portadores de um património único» e de uma «intervenção marcada pelo conhecimento da realidade local que resulta dessa proximidade», concluiu o dirigente comunista.

Fortalecer a CDU é resolver problemas
Largas dezenas de apoiantes compareceram ao penúltimo comício do dia, em Fânzeres, Gondomar, localidade que há vários mandatos é gerida pela CDU.

«Que bom é viver em duas freguesias nas quais a Junta foi a primeira de Gondormar a colocar os seus trabalhadores com as 35 horas semanais, a pagar o subsídio de penosidade e insalubridade a todos os trabalhadores da carreira de assistente operacional», exclamou o actual presidente e candidato à União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Pedro Miguel Vieira.

Cristina Coelho, primeira candidata à Câmara Municipal de Gondomar, começou logo por afirmar que «há quatro anos, a CDU reforçou a sua votação» e que, «à excepção de Lomba, a CDU tem eleitos em todas as freguesias, é poder em Fânzeres e São Pedro da Cova». «Este projecto da CDU é o único capaz de transformar Gondomar, tornando-o num concelho mais coeso e justo. É com este projecto que nos comprometemos com todos os gondomarenses», sublinhou.

«Para que fique claro, aqui o reafirmamos com determinação: a CDU é a alternativa e tem a confiança de que vai crescer e avançar nos órgãos municipais e freguesias em Gondomar», afiançou Jerónimo de Sousa, para quem o reforço da CDU é o «caminho seguro para resolver os problemas dos trabalhadores e das populações», em Gondomar como em todo o País.

A voz que falta em Guimarães
Já no final do dia, em Guimarães, a CDU confirmou-se, uma vez mais, como um verdadeiro projecto de mudança para o concelho e para as suas freguesias.

Depois da intervenção de Heloísa Apolónia, membro da Comissão Executiva do PEV, foi a vez de Mariana Silva, candidata à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, reiterar que, durante os últimos quatro anos, sentiu-se a falta da voz da CDU no executivo municipal, pois «faltaram as propostas, as denúncias e um projecto alternativo» no concelho.

Jerónimo de Sousa reafirmou que a CDU tem «candidatos com um percurso de intervenção e conhecedores da realidade do concelho que são o rosto de um vasto colectivo», lembrando os «mais de 700 candidatos que em Guimarães dão corpo ao distintivo projecto de trabalho, honestidade e competência que é o da CDU».

«Vamos daqui com a confiança de que está ao nosso alcance o objectivo de fazer voltar a CDU à Câmara Municipal de Guimarães e de retomar posições nas juntas de freguesia», assegurou, a terminar, o Secretário-geral comunista.

 



Mais artigos de: Eleições

São muitas as razões para votar na CDU

Num dia em que passou também por Mora, Benavente e Alpiarça, Jerónimo de Sousa participou num encontro com pais, em Lisboa, onde reafirmou a proposta de creches gratuitas para todas as crianças.

As vitórias da CDU vão dar força ao progresso

Vencer nas eleições do próximo domingo, conseguindo mais votos e mais mandatos, é um objectivo com grande importância, para retomar o rumo interrompido há quatro anos, em Almada, para prosseguir com novas ideias, propostas e projectos, em Palmela, e para dar força à luta, no País, pela melhoria das condições do povo e pela solução dos grande problemas nacionais, destacou Jerónimo de Sousa, nas acções em que participou, dia 18.