Nova manifestação unitária no Brasil para exigir afastamento de Bolsonaro

A coordenação da Campanha Nacional «Fora Bolsonaro» convocou as entidades participantes – centrais sindicais, partidos políticos, movimentos sociais – para nova manifestação unitária, em 2 de Outubro, por todo o Brasil, para exigir o julgamento político (impeachment) do presidente e o seu afastamento do cargo.

De acordo com os organizadores, a nova convocatória é «a continuidade da pressão pelo fim deste governo genocida e criminoso, responsável pelo desemprego, fome, inflação, miséria e a morte de quase 600 mil pessoas».

A campanha afirma que a decisão « está em sintonia com os partidos de oposição e movimentos populares que se reuniram e apontaram a construção de mobilizações para o início do mês de Outubro».

Povos originários
lutam pelas terras

Mulheres indígenas de 172 etnias concentraram-se e marcharam em Brasília, no dia 10, para exigir mais direitos para os povos originários e protestar contra um projecto de lei que o governo pretende fazer aprovar sobre a demarcação de terras ancestrais do Brasil.

A legislação, conhecida como «marco temporal», está a ser analisada, desde Agosto, pelo Supremo Tribunal Federal, que deve pronunciar-se nos próximos dias.

Entre as principais exigências dos indígenas está a garantia dos direitos ancestrais dos povos originários do Brasil à terra.

O governo brasileiro e o presidente Bolsonaro – satisfazendo os interesses do agro-negócio – pretendem que os indígenas só possam reivindicar as terras que efectivamente ocupam desde 5 de Outubro de 1988, quando a actual Constituição do país foi promulgada.




Mais artigos de: Internacional

Sedes do PCI (M) atacadas no Estado indiano de Tripurá

Os comunistas indianos condenaram energicamente a violência desencadeada no Estado de Tripurá pelo Partido do Povo Indiano (BJP), o partido no governo, contra o Partido Comunista da Índia (Marxista) e a Frente de Esquerda.

Cimeira latino-americana e caribenha debaterá reforma ou substituição da OEA

Realiza-se no próximo sábado, 18, na Cidade do México, a VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). A reunião poderá ser decisiva para definir o futuro da Organização de Estados Americanos (OEA), instrumento ao serviço dos interesses colonialistas de...

Vietname e China aprovam reforço da cooperação

O Vietname e a China aprovaram propostas para incrementar as suas relações comerciais, bem como a sua cooperação e boa vizinhança, durante a XIII Reunião da Comissão de Cooperação entre os dois países, que se realizou em Hanói, no passado dia 11. Uma das resoluções do encontro, co-presidido pelo vice-primeiro-ministro...

Onda de despejos nos EUA

Milhões de trabalhadores estado-unidenses poderão ficar sem tecto nos próximos dois meses. É esta a principal conclusão de um estudo recente da Universidade de Princeton, que revela que até 43 por cento de todos os inquilinos dos EUA correm risco de ser despejados a curto prazo. Os recordes históricos de requerimentos...