Vietname e China aprovam reforço da cooperação
O Vietname e a China aprovaram propostas para incrementar as suas relações comerciais, bem como a sua cooperação e boa vizinhança, durante a XIII Reunião da Comissão de Cooperação entre os dois países, que se realizou em Hanói, no passado dia 11.
Uma das resoluções do encontro, co-presidido pelo vice-primeiro-ministro vietnamita, Pham Binh Minh, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, visou dar passos para equilibrar a balança comercial, amplamente favorável à China, e agilizar as trocas comerciais entre os dois países. As duas partes avaliaram, além disso, as possibilidades de acelerar vários projectos de cooperação económica, atrasados no contexto da pandemia.
Também reviram, perspectivando o futuro, os mecanismos de cooperação em matéria de segurança e defesa, em particular no Mar da China Meridional ou do Oriente, em conformidade com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e o direito internacional. Neste domínio, acordaram em abster-se de acções que possam complicar a situação e em trabalhar pela paz e a estabilidade nessa zona marítima e no Sudeste Asiático em geral. De igual modo, decidiram melhorar a gestão das fronteiras terrestres comuns na base do rigoroso cumprimento de acordos anteriores.
As delegações acordaram trocar experiências sobre o combate à COVID-19 e Wang Yi anunciou que, ainda em 2021, a China doará ao Vietname mais três milhões de doses de vacinas contra a doença.
O estreitamento das relações entre o Partido Comunista do Vietname e o Partido Comunista da China e o aumento das contactos mútuos de alto nível, bem como dos intercâmbios entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros de ambos os países, foram outros dos compromissos estabelecidos.
No final do encontro, foram assinados acordos de cooperação entre os dois governos, um sobre assistência não reembolsável e outro relativo a um projecto de investigação nos deltas dos rios Vermelho (no Vietname) e Yangtsé (na China).