Festa da liberdade, da alegria e da solidariedade

Alexandre Araújo (Membro do Secretariado)

A Festa do Avante! aí está, quase a abrir as portas, na Atalaia, Amora, Seixal, já nos próximos dias 3, 4 e 5 de Setembro. Espaço de valorização da cultura e das artes, grande iniciativa político-cultural, espaço de convívio, alegria, responsabilidade e tranquilidade, que importa agora neste últimos dias afirmar e divulgar por todo País, alargando a venda da EP – título de solidariedade.

A Festa é um espaço de liberdade, com um funcionamento exemplar

Se é verdade que todas as edições da Festa do Avante! são diferentes entre si, este ano a sua 45.ª edição realiza-se no ano em que se assinala e comemora o Centenário do Partido Comunista Português, que a organiza e promove.

A Festa será um momento alto das comemorações do Centenário, várias iniciativas marcarão estas comemorações, desde logo o içar na abertura da Festa, de 100 bandeiras de forma simbólica, por jovens da JCP e por membros de células de empresas, mas também a exposição do Espaço Central, a ele inteiramente dedicada, ou ainda o espectáculo comemorativo A revolução na arte e a arte na revolução, que com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, que abre o Palco 25 de Abril na sexta-feira, ou os debates no Fórum central e no auditório da Festa do Livro, entre muitas outras expressões.

A Festa do Avante! apresenta muitos e variados motivos de interesse, a justificar a visita de todos: é a festa das famílias, da juventude e de todos os públicos, a festa da alegria, da diversão, do convívio, mas também da tranquilidade, da responsabilidade, da segurança, dos espectáculos, da música e do teatro ao cinema e ao desporto, da ciência às artes plásticas, da gastronomia e das dezenas de debates e momentos de solidariedade ao comício de domingo.

 

Exemplo a prosseguir

A Festa do Avante! do ano passado, realizada sob uma intensa campanha – que visou primeiro impedir a sua realização e vendo gorada essa expectativa, limitar e impedir a participação –, constituiu um importante êxito, derrotando essas pretensões.

A Festa afirmou-se como espaço de liberdade e com um funcionamento exemplar, ficou marcada pela resistência, capacidade, iniciativa, responsabilidade, coragem e confiança e constituiu uma importante afirmação dos valores da liberdade, da democracia, da fruição da cultura e de diferentes expressões da vida essenciais à saúde, ao bem-estar e à concretização dos direitos dos trabalhadores e do povo.

A Festa mostrou e demonstrou que é possível compatibilizar a realização de iniciativas culturais e de convívio e, ao mesmo tempo, tomar todas as medidas de protecção sanitária dos que nela participam e a visitam. Assim voltará a ser este ano!

 

Solidariedade que é
janela para o futuro

A realização da Festa do Avante! coloca a todos, nestes dias que faltam até à sua abertura, um redobrado empenho na sua afirmação, na sua construção, no garantir da mobilização e organização de todos os serviços para o seu funcionamento, na sua divulgação e numa ampla difusão e venda da EP – título de solidariedade.

A solidariedade expressa com a aquisição da EP é uma importante garantia para a realização da Festa e para o seu êxito. Solidariedade que se expressa por todos aqueles que participam na Festa, mas também por todos aqueles, nomeadamente em 2020, que não estando presentes nos três dias da Festa – pelas mais diversas razões – se solidarizaram e adquiriram a EP.

Título de solidariedade com a Festa e a sua realização, a sua dimensão política e cultural, solidariedade com o Partido que a realiza, solidariedade com todos os que de forma militante a constroem e põem a funcionar. Solidariedade com o Partido da coerência e da coragem, que nunca confinou e provou, tomando as medidas de protecção adequadas, sem sombra de dúvida, que é possível e necessário prosseguir com a vida e a alegria. Que está todos os dias ao lado dos trabalhadores, nas empresas nos bairros e nas ruas.

Solidariedade com esta realização que é uma janela para o futuro pelo qual lutamos.




Mais artigos de: Opinião

Afeganistão

Se dúvidas persistissem quanto à dimensão e significado da derrota humilhante dos EUA, da NATO e dos seus aliados no Afeganistão, bastaria atentar no deprimente espectáculo e jogo do passa culpas entre Democratas e Republicanos nos EUA, entre os EUA e os seus aliados na NATO e entre os EUA/NATO e o seu governo fantoche...

Cuba e o desporto

Sete medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze: foi este o saldo da participação de Cuba nos recentes Jogos Olímpicos de Tóquio, garantindo-lhe um destacado 14.º posto no medalheiro, à frente de praticamente todos os restantes Estados latino-americanos (à excepção do Brasil) e de muitos países ditos desenvolvidos...

Branqueamento a pedido

Fazendo juz de não deixar em mãos alheias créditos que são seus, e empenhado que está em não prescindir do seu estatuto de «referência»no apadrinhamento de projectos reaccionários, o Expresso dedicou, numa das suas mais recentes edições, um generoso espaço ao serviço do branqueamento do Chega a pretexto de uma alegada...

A urgência de investir no Serviço Nacional de Saúde

O jornal Público divulgou um trabalho sobre a situação do acesso das crianças e dos jovens a cuidados de pedopsiquiatria. Os números recolhidos são impressionantes: entre Março e Maio deste ano os casos de urgência no Centro Hospitalar Universitário do Porto aumentaram 95% face ao mesmo período de 2019, e os...

Apesar de tudo

A 13 de Agosto completaram-se 150 anos sobre o nascimento de Karl Liebknecht. militante e dirigente do Partido Social-Democrata Alemão (SPD), fundado, entre tantos outros, por Bebel e Liebknecht (pai), sob influência de Marx e Engels. No início do século XX, no partido operara-se a transformação da «utilização da...